Tour anuncia primeiras etapas de 2016

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

A organização do Tour de France detalhou nesta terça-feira (09) as primeiras etapas da edição 2016. Conforme já havia sido anunciado, a grande largada voltará para a França, ocorrendo pela primeira vez na história no departamento de La Manche, região da Baixa Normandia. A Abadia do Monte Saint-Michel foi confirmada como o local de largada.

Com isso, o ‘Grand Départ’ volta para a França após dois anos. Em 2014, a largada aconteceu em Yorkshire, no Reino Unido. Já a edição 2015 começará em Utrecht, Holanda, cidade que será palco do único contrarrelógio individual do Tour do próximo ano.

Patrimônio da UNESCO, a Abadia do Monte Saint-Michel é o segundo mais visitado da França, atrás apenas da Torre Eiffell. Sua última aparição no Tour foi em 2013, quando sediou a chegada de um contrarrelógio individual. Desta vez, os ciclistas atravessarão a nova pista que liga a abadia (localizada em um rochedo) com o continente.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  LARGADA DO TOUR VOLTA PARA A FRANÇA EM 2016

A primeira etapa, marcada para o dia 2 de julho, terá 188 km e acabará em Utah Beach, em Sainte-Marie-du-Mont. O local foi um dos pontos de desembarque das tropas aliadas no Dia D, em junho de 1944, na 2ª Guerra Mundial.

De acordo com Christian Prudhomme, a primeira etapa será essencialmente plana e cortará a costa atlântica francesa. Um sprinter deverá ser o primeiro camisa amarela da edição 2016.

Situação totalmente diferente da segunda etapa, a qual contará com as primeiras montanhas do Tour 2016. Ainda em La Manche, os ciclistas sairão de Saint Lô e chegarão em Cherbourg-Octeville, em um percurso de 182 km. A chegada será no alto de La Glacerie, uma subida de 3 km e inclinação média de 14%.

No terceiro dia de disputas o pelotão se despede de La Manche, saindo do resort de Granville. A chegada, no entanto, não foi revelada, e só será anunciada no dia 20 de outubro de 2015, data da apresentação oficial da 103ª edição do Tour de France.

As etapas em La Manche do Tour 2016:
1ª etapa – Sábado (02/07): Mont-Saint-Michel – Utah Beach Sainte-Marie-du-Mont, 188 km
2ª etapa – Domingo (03/07): Saint Lô – Cherbourg-Octeville, 182 km
3ª etapa – Segunda-feira (04/07): Granville…

Foto: Divulgação/A.S.O.