Tour aceita Astaná-Wurth

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR LEANDRO BITTAR

Os corredores da equipe Astaná-Wurth estarão na apresentação oficial do Tour 2006. Apesar do anúncio inicial de que estariam excluídos da prova por suposto envolvimentos no escândalo de doping espanhol, a ASO afirmou hoje, quarta-feira, que admite de forma cautelar a presença dos espanhóis.

A Astaná realizou o exame médico pela manhã e deve participar da apresentação oficial, que acontece ainda hoje. A participação da equipe liderada pelo cazaque Alexandre Vinokourov havia sido suspendida por uma decisão do Tribunal Arbitral de Desporte (TAS), que dará um veredicto final sobre o tema na sexta-feira.

Em comunicado oficial da ASO, ela admite que reconhece o direito da equipe Astaná-Wurth de contestar na justiça sua exclusão do Tour e que, enquanto não for tomada uma decisão pela TAS, vai permiter que o time espanhol desempenhe todas os procedimentos protocolares.

ASO ignora recomendação da UCI

O diretor-geral do Tour de France Christian Prudhomme, entrevistado pelo site Ciclyngnews, não se mostrou satisfeito com a idéia proposta na última quarta-feira pela UCI de circular um abaixo assinado, no qual os ciclistas admitiriam não estar relacionados com o escândalo espanhol. Caso eles mentissem, seriam sumariamente punidos pela UCI.

“Não tenho nada a falar sobre isso”, disse Prudhomme, que aguarda a decisão judicial sobre o afastamento da equipe Astaná-Wurth para poder tomar as medidas cabíveis. O consenso entre os jornalistas que estão em Estrasburgo para a largada do Tour é de que a UCI parece muito mais interessada em proteger o Pro Tour do que liderar um processo para eliminar o doping do ciclismo.