Tour 2013 terá início inédito

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Fernando Bittencourt

A Amaury Sports Organization (ASO), organizadora do Tour de France, confirmou nesta quinta-feira (24) que o Tour de France 2013 terá início na ilha francesa de Córsega, localizada no Mar Mediterrâneo. Será a primeira vez que a prova passará pelo local desde sua primeira edição, em 1903.

A Agence France-Presse (AFP), agência de notícias francesa, já havia anunciado o fato na manhã desta quinta-feira (24), mas agora é oficial que houve um acordo entre o presidente de Córsega, Paul Giacobbi e do diretor do Tour, Christian Prudhomme. A ilha abrigará não apenas a etapa inicial da grande volta francesa, mas também a 2ª e a 3ª etapas.

A prova, que não foi disputada durante a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais, terá em 2013 a realização de sua 100ª edição e maiores informações sobre a edição comemorativa do Tour serão divulgadas a partir do dia 6 de dezembro.

Córsega é a quarta maior ilha do Mar Mediterrâneo, fica localizada a oeste da Itália e constitui uma região administrativa da França. O Tour de France 2013 passará pelas duas maiores cidades da região, Ajaccio e Bastia, que são capitais dos dois departamentos da ilha, Córsega do Sul e Alta Córsega.

Confira a descrição das três primeiras etapas, divulgada pela AFP:

-1ª etapa (146 km): Porto-Vecchio-Bastia
Etapa predominantemente plana, propícia a uma chegada massiva

-2ª Etapa (147 km): Bastia-Ajaccio
O estágio contará com a montanha de Vizzanova, de segunda categoria.

-3ª Etapa (155 km): Ajaccio-Calvi
A etapa será realizada na costa oeste da ilha, com três montanhas: San Bastianu, San Martinu e Marsulinu.