Segunda vitória de McEwen

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

Depois de percorrer 207 km praticamente planos entre Huy, na Bélgica, e Saint Quentin, o pelotão decidiu a etapa desta quarta-feira em um sprint massivo. E quem levou a melhor foi o australiano Robbie McEwen (Davitamon), de 34 anos, que cravou sua segunda vitória de etapa no Tour deste ano, a décima na carreira. Em segundo chegou o espanhol Isaac Gálvez (Illes Balears), seguido do compatriota Óscar Freire (Rabobank). O belga Tom Boonen (Quick Step), conserva a camisa amarela, mas novamente não foi bem no sprint, sua especialidade, e terminou em quinto. Outro sprinter de respeito, o alemão Erik Zabel (Milram) teve um pneu furado a menos de 1 km da chegada e perdeu a chance de disputar a vitória.

A escapada do dia foi protagonizada por cinco corredores: o espanhol Egoi Martínez (Discovery), o inglês Bradley Wiggins (Cofidis), e os franceses Christophe Mengin (Française des Jeux), Laurent Lefèvre (Bouygues) e Cédric Coutouly (Agritubel). O grupo ficou cerca de 190 km na frente, mas nunca acumulou uma margem que lhe permitisse sonhar com a vitória. O pelotão controlou a vantagem do quinteto o tempo todo e, sem fazer esforços, neutralizou a fuga a poucos quilômetros da linha de meta.

A classificação geral não apresenta grandes mudanças, a não ser o salto dado por Egoi Martínez, que sobe para a quinta posição graças às bonificações que acumulou durante a fuga, que lhe renderam preciosos segundos.

A etapa desta quinta-feira, de 225 km, entre Beauvais e Caen, na Normandia, tem um trajeto com algumas colinas. O relevo favorece teoricamente os sprinters, mas tudo vai depender da organização do pelotão e do cansaço, que pode começar a se manifestar.

Classificação da 4ª etapa entre Huy (Bélgica) – Saint-Quentin, com 207 km:
1- Robbie McEwen (AUS) Davitamon 4h59min50s
2- Isaac Gálvez (ESP) Illes Balears m.t.
3- Óscar Freire (ESP) Rabobank m.t.
4- Thor Hushovd (NOR) Crédit Agricole m.t.
5- Tom Boonen (BEL) Quick-Step m.t.
6- David Kopp (ALE) Gerolsteiner m.t.
7- Daniele Bennati (ITA) Lampre m.t.
8- Francisco Ventoso (ESP) Saunier Duval m.t.
9- Michael Albasini (ITA) Liquigas m.t.
10- Bernhard Eisel (AUT) Française des Jeux m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 4ª etapa:
1- Tom Boonen (BEL) Quick-Step 19h52min13s
2- Michael Rogers (AUS) T-Mobile a 1s
3- George Hincapie (EUA) Discovery a 5s
4- Thor Hushovd (NOR) Crédit Agricole a 7s
5- Egoi Martínez (ESP) Discovery a 10s
6- Robbie McEwen (AUS) Davitamon a 12s
7- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery a 15s
8- Daniele Bennati (ITA) Lampre m.t.
9- Floyd Landis (EUA) Phonak a 16s
10- Vladimir Karpets (RUS) Illes Balears a 17s