Schleck doma o Alpe d`Huez

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

O escalador luxemburguês Frank Schleck (CSC), de 26 anos, venceu nesta terça-feira a 15ª etapa do Tour de France, disputada entre Gap e o Alpe d`Huez, com 180,5 km de extensão. O americano Floyd Landis (Phonak) foi o quarto colocado e recuperou a camisa amarela por escassos 10 segundos.

A etapa foi a primeira das três que acontecem nos Alpes neste Tour e teve três grandes escaladas: o Col de l`Izoard, com 2.360 m, o Col du Lautaret, com 2.058 m e o Alpe d`Huez, com 1.860 m.

A primeira hora de prova, ainda no plano, teve vários ataques de corredores que não ameaçavam os primeiros postos da classificação geral. No fim da subida do Izoard, o italiano Stefano Garzelli (Liquigas) tinha pouco mais de um minuto de vantagem sobre 14 adversários: George Hincapie (Discovery), Frank Schleck, Jens Voigt e David Zabriskie (CSC); Rubén Lobato e David De la Fuente (Saunier Duval), Eddy Mazzoleni (T-Mobile), David Arroyo (Iles Balears), José Luis Arrieta (Ag2r), Axel Merckx (Phonak), Francisco Vila e Damiano Cunego (Lampre), Sylvain Chavanel (Cofidis), Anthony Charteau (Crédit Agricole) e Íñigo Landaluze (Euskaltel). Os espanhóis Villa e De la Fuente atacaram na subida do Lautaret, mas acabaram sendo alcançados pelos antigos companheiros de fuga. O pelotão controlava a escapada dos 15 homens de frente, mantendo uma margem de 4 a 5 minutos.

O belga Tom Boonen abandonou a prova antes da subida do Izoard. Atual campeão do mundo, Boonen decepcionou neste Tour, no qual não venceu nenhuma etapa.

A vitória foi decidida na subida do Alpe d`Huez, quando Cunego e Schleck atacaram, despedaçando o grupo de 15. Mazzoleni logo se juntou aos dois, mas acabou cedendo terreno mais tarde. A subida do Alpe d`Huez foi fatal a Óscar Pereiro, que vestia a camisa amarela, e a favoritos como Denis Menchov (Rabobank) e Cadel Evans (Davitamon), que perderam um pouco de tempo. A 2 km da meta, Schleck atacou Cunego e venceu a primeira etapa do Tour em sua carreira. Landis subiu com ritmo constante, recuperou a camisa amarela e se converteu no homem a ser batido.

A etapa desta quarta-feira, entre Bourg d`Oisans e La Toussuire, com 182 km, tem três subidas bastante difíceis, que podem ter papel importante na definição do vencedor do Tour.

Classificação da 15ª etapa, ente Gap e l`Alpe d`Huez, com 187 km:
1- Frank Schleck (LUX) CSC 4h52min22s
2- Damiano Cunego (ITA) Lampre a 11s
3- Stefano Garzelli (ITA) Liquigas a 1min10s
4- Floyd Landis (EUA) Phonak m.t.
5- Andreas Klöden (ALE) T-Mobile m.t.
6- Ruben Lobato (ESP) Saunier Duval a 1min14s
7- Sylvain Chavanel (FRA) Cofidis a 1min18s
8- Eddy Mazzoleni (ITA) T-Mobile a 1min28s
9- Carlos Sastre (ESP) CSC a 1min35s
10- Levi Leipheimer (EUA) Gerolsteiner 1min49s

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 15ª etapa:
1- Floyd Landis (EUA) Phonak 69h00min05s
2- Óscar Pereiro (ESP) Illes Balears a 10s
3- Cyril Dessel (FRA) AG2R a 2min02s
4- Denis Menchov (RUS) Rabobank a 2min12s
5- Carlos Sastre (ESP) CSC a 2min17s
6- Andreas Klöden (ALE) T-Mobile a 2min29s
7- Cadel Evans (AUS) Davitamon a 2min56s
8- Michael Rogers (AUS) T-Mobile a 5min01s
9- Levi Leipheimer (EUA) Gerolsteiner a 6min18s
10- Haimar Zubeldia (ESP) Euskaltel a 6min20s