Riblon imbatível no Ax-3 Domaines

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Tadeu Matsunaga

Christophe Riblon (AG2R La Mondiale) conquistou sua primeira vitória no Tour de France ao vencer a 14ª etapa com encerramento em Ax-3 Domaines, sendo o único ciclista “sobrevivente” da fuga do dia. O francês ficou à frente de Denis Menchov (Rabobank) e Samuel Sanchez (Euskaltel).

Alberto Contador (Astana) e Andy Schleck (Saxo Bank) tentaram um ataque antecipado, mas não obtiveram sucesso, e chegaram 1min08s atrás de Riblon, junto com Joaquin Rodriguez (Katusha) e Robert Gesink (Rabobank).

A fuga do dia formou-se a partir do quilômetro 25 da etapa. Geraint Thomas (Sky), Dave Zabriskie (Garmin-Transitions), Vaugrenard Benoit (FDJ), Pavel Brutt (Katusha Equipa), Amaël Moinard (Cofidis), Christophe Riblon AG2R (), Jurgen Van De Walle Etapa (Quick), Pierre Rolland (BBOX Bouygues Telecom) e Stephane Auge (Cofidis). Como nenhum dos escapados oferecia risco aos favoritos, o grupo chegou a colocar 10 minutos de vantagem sobre o pelotão.

Ao invés da Saxo Bank, do camisa amarela Schleck, foi a vez da Astana ditar o ritmo no grupo principal. A aceleração da equipe cazaque começou a diminuir significante a distância para os escapados, enquanto se aproximavam do Col de Palhéires. O pelotão começou a se quebrar pouco a pouco, e alguns favoritos começaram a sobrar; entre eles Lance Armstrong, Ivan Basso e Bradley Wiggins.

Carlos Sastre (Cervélo) lançou um ataque em busca da fuga, sendo acompanhado por Damiano Cunego, Rafael Valls e Kiryenka. O espanhol sonhava em repetir a vitória de 2003, mas acabou capturado pelo grupo do camisa amarela na subida do Ax-3 Domaines.

Riblon, já isolado, seguia firme em busca da sua primeira vitória no Tour. Enquanto isso, vários ataques se sucederam no grupo de Schleck, Contador, Samu Sanchez, Menchov e Gesink.

O francês chegava ao topo do Ax-3 Domaines com a vitória nas mãos, e assim seguiria até o fim da etapa. Menchov aproveitando-se do cansaço de Contador e Schleck, lançou um ataque e foi acompanhado por Sanchez com 2,5 km para a meta. O russo e o espanhol asseguraram a segunda e terceira posição, respectivamente.

Andy Schleck, Alberto Contador, Robert Gesink, Van den Broeck e Joaquin Rodriguez terminariam 1min08s atrás de Riblon, com o luxemburguês mantendo a camisa amarela.

Classificação Etapa

1 Christophe Riblon (Fra) AG2R La Mondiale 4:52:42
2 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0:00:54
3 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel – Euskadi
4 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank 0:01:08
5 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha
6 Robert Gesink (Ned) Rabobank
7 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana
8 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto
9 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Farnese Vini 0:01:49
10 Carlos Sastre (Spa) Cervelo Test Team

Classificação Geral

1 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank 68:02:30
2 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 0:00:31
3 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel – Euskadi 0:02:31
4 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0:02:44
5 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:03:31
6 Robert Gesink (Ned) Rabobank 0:04:27
7 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack 0:04:51
8 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:04:58
9 Luis León Sánchez Gil (Spa) Caisse d’Epargne 0:05:56
10 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Doimo 0:06:52