Recital de Honchar

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

O veterano ucraniano Serhiy Honchar (T-Mobile), de 36 anos, ganhou com impressionante autoridade a 7ª etapa do Tour de France, um contra-relógio de 52 km disputado neste sábado entre Saint Grégoire e Rennes, na Bretanha. Honchar voou a 50,6 km/h de média, vencendo com 1min01s de vantagem sobre o segundo colocado, o americano Floyd Landis (Phonak). Com o resultado, Honchar é o novo líder da classificação geral da prova, desbancando o sprinter belga Tom Boonen.

Honchar dominou o contra-relógio de ponta a ponta. Fez o melhor tempo nos três pontos de cronometragem parcial, aumentando progressivamente a vantagem sobre os adversários. Alguns especialistas em contra-relógio fracassaram rotundamente, como o americano Levi Leipheimer (Gerolsteiner), que chegou a inacreditáveis 6min05s atrás do vencedor, e seu compatriota George Hincapie (Discovery), que foi apenas o 24º, a 2min42s de Honchar.

Outro americano especialista nesse tipo de prova, Bobby Julich (CSC) caiu em uma curva fechada nos primeiros quilômetros e abandonou com suspeita de fratura na mão. Três ciclistas cotados para a vitória final no Tour tiveram bom desempenho: Floyd Landis, o russo Denis Menchov (Rabobank), oitavo, e o alemão Andreas Klöden (T-Mobile), nono.

Como era previsto, o contra-relógio deste sábado mudou profundamente a classificação geral. O antigo líder, Tom Boonen, chegou em 41º lugar, 3min52s depois de Honchar e despencou na classificação geral. Sprinters como o australiano Robbie McEwen (Davitamon) e o norueguês Thor Hushovd (Crédit Agricole), muito bem colocados antes da largada da etapa deste sábado, perderam ainda mais tempo.

A oitava etapa deste Tour de France acontece no domingo. Serão 181 km entre Lorient e Saint Méen le Grand. O trajeto favorece uma chegada no sprint.

Classificação da 7ª etapa, entre Saint-Grégoire e Rennes (CRI), com 52 km:
1- Serhiy Honchar (UCR) T-Mobile 1h01min43s
2- Floyd Landis (EUA) Phonak a 1min01s
3- Sebastian Lang (ALE) Gerolsteiner a 1min04s
4- Michael Rogers (AUS) T-Mobile a 1min24s
5- Gustav Larsson (SUE) Francaise des Jeux a 1min34s
6- Patrik Sinkewitz (ALE) T-Mobile a 1min39s
7- Marcus Fothen (ALE) Gerolsteiner a 1min42s
8- Andreas Klöden (ALE) T-Mobile a 1min43s
9- Denis Menchov (RUS) Rabobank a 1min44s
10- Joost Posthuma (HOL) Rabobank a 1min45s

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 7ª etapa:
1- Serhiy Honchar (UCR) T-Mobile 30h23min20s
2- Floyd Landis (EUA) Phonak a 1min
3- Michael Rogers (AUS) T-Mobile a 1min08s
4- Patrik Sinkewitz (ALE) T-Mobile a 1min45s
5- Marcus Fothen (ALE) Gerolsteiner a 1min50s
6- Andreas Klöden (ALE) T-Mobile m.t.
7- Vladimir Karpets (RUS) Illes Balears a 1min52s
8- Cadel Evans (AUS) Davitamon m.t.
9- Denis Menchov (RUS) Rabobank a 2min
10- David Zabriskie (EUA) CSC a 2min03s