Rasmussen leva a etapa, Pereiro de amarelo de novo

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

O escalador Michael Rasmussen, da Rabobank, dominou a etapa desta quarta-feira do Tour de France, disputada entre Bourg d`Oisans e La Toussuire, com 182 km de extensão. O dinamarquês cruzou em primeiro lugar o Col du Galibier, o Col de la Croix de Fer, o Col du Mollard e a última montanha do dia, La Toussuire, e assumiu a liderança da classificação de melhor escalador. Foi a segunda vitória de etapa no Tour na carreira do dinamarquês.

O segundo colocado foi o espanhol Carlos Sastre (CSC). Ele lançou um ataque demolidor na subida de La Toussuire que acabou com Floyd Landis (Phonak), então detentor da camisa amarela. Landis cruzou a meta com 10 minutos de atraso em relação a Rasmussen. Sastre ocupa agora a segunda colocação na classificação geral. Outro espanhol, Óscar Pereiro (Illes Balears), foi o terceiro na etapa e recuperou a camisa amarela.

Durante a subida do Galibier, Rasmussen atacou. Foi seguido pelo esloveno Tadej Valjavec (Lampre). Alguns quilômetros depois o duo recebeu a companhia do francês Sandy Casar (Française des Jeux). Vários ciclistas tentaram ataques no pelotão, com o intuito de se aproximar do trio de frente, mas acabaram sendo alcançados mais cedo ou mais tarde.

Na subida da Croix de Fer, Casar perdeu terreno. Depois foi a vez do esloveno. Rasmussen seguiu sozinho até a chegada. No pelotão, àquela altura reduzido a 30 corredores, Levi Leipheimer (Gerolsteiner) acelerou o ritmo e partiu. Foi alcançado apenas na subida de La Toussuire, quando, a 12 km da chegada, Sastre pôs fogo na corrida, esfacelando o pequeno pelotão. Landis foi uma das primeiras vítimas. O espanhol partiu sozinho enquanto Klöden, Pereiro e Evans formaram um grupo de perseguição, que logo superou Leipheimer. Denis Menchov (Rabobank) acelerou, mas não conseguiu acompanhá-los.

A quatro etapas do fim, o Tour está mais aberto do que nunca. Pereiro, Sastre, Klöden e Evans devem decidir a vitória até sábado. Menchov está em um plano um pouco inferior em relação aos quatro, mas não é carta fora do baralho.

A etapa de amanhã exigirá muito dos ciclistas: cinco montanhas alpinas e 200,5 km de extensão, entre Saint-Jean de la Maurienne e Morzine.

Classificação da 16ª etapa, entre Le Bourg d`Oisans e La Toussuire, com 182 km:
1- Michael Rasmussen (DIN) Rabobank 5h36min05s
2- Carlos Sastre (ESP) CSC a 1min41s
3- Oscar Pereiro (ESP) Illes Balears a 1min54s
4- Cadel Evans (AUS) Davitamon a 1min56s
5- Andreas Klöden (ALE) T-Mobile m.t.
6- Christophe Moreau (FRA) Ag2r a 2min37s
7- Pietro Caucchioli (ITA) Crédit Agricole m.t.
8- Cyril Dessel (FRA) Ag2r m.t.
9- Levi Leipheimer (EUA) Gerolsteiner a 3min24s
10- Haimar Zubeldia (ESP) Euskaltel a 3min42s
11- Denis Menchov (RUS) Rabobank m.t.
12- Haimar Zubeldia (ESP) Euskaltel m.t.
13- Eddy Mazzoleni (ITA) T-Mobile m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 16ª etapa:
1- Óscar Pereiro (ESP) Illes Balears 74h38min05s
2- Carlos Sastre (ESP) CSC a 1min50s
3- Andreas Klöden (ALE) T-Mobile a 2min29s
4- Cyril Dessel (FRA) AG2R a 2min43s
5- Cadel Evans (AUS) Davitamon a 2min56s
6- Denis Menchov (RUS) Rabobank a 3min58s
7- Michael Rogers (AUS) T-Mobile a 6min47s
8- Christophe Moreau (FRA) Ag2r a 7min03s
9- Levi Leipheimer (EUA) Gerolsteiner a 7min46s
10- Haimar Zubeldia (ESP) Euskaltel a 8min06s
11- Floyd Landis (EUA) Phonak a 8min08s