Rasmussen "foge" de exame antidoping surpresa

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Daniel Balsa

A Federação Dinamarquesa de Ciclismo (DCU) anunciou nesta sexta-feira que Michael Rasmussen – atual líder do Tour de France 2007 – está fora do Mundial de Stuttgart, que será disputado em setembro, e das Olimpíadas de 2008, marcadas para Pequim.

A entidade tomou esta decisão após Rasmussen não ter realizado exames antidopings surpresas. Na visão da DCU, isso constitui em um caso de extrema gravidade.

“Não estamos dizendo que exames feitos por Rasmussen deram positivo, mas seu comportamento e atitude geram dúvidas sobre sua presença na equipe nacional dinamarquesa”, declarou o presidente da DCU, Jesper Worre, à DR1 – rede de televisão pública.

Em contra-ataque à punição, o ciclista anunciou, em entrevista ao diário dinamarquês “Politiken”, que não disputará a Volta da Dinarmarca, marcada para agosto. “Não posso participar de uma prova promovida por uma organização que pretende me culpar desta forma”, declarou.

Rasmussen ainda disse estar tranqüilo quanto a sua participação no Tour de France. “Isso, de nenhuma maneira, vai me atrapalhar aqui na França”, encerrou.

De acordo com as normas antidopagens da União Internacional de Ciclismo (UCI), os ciclistas devem ter o conhecimento de que podem ser submetidos a exames surpresas. Caso um competidor não realize três destes controles antidoping em um período de 18 meses, ele pode sofrer uma punição de até dois anos.