Rabobank anuncia diretor-esportivo "interino"

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Daniel Balsa

A Rabobank anunciou nesta quarta-feira, dia 8 de agosto, que o holandês Henri van der Aat assume o cargo de diretor-esportivo da equipe de forma interina. O dirigente substitui seu compatriota Theo de Rooy, que acertou sua rescisão de contrato nesta semana.

Van der Aat tem um vínculo esportivo muito maior com o iatismo do que com o próprio ciclismo. Ele foi treinador da seleção holandesa de vela durante as Olimpíadas de Los Angeles-1984 e Seul-1998, além de ser membro do Conselho da ISAF (Federação Internacional de Vela).

De Rooy, que estava na equipe desde 1995 e era diretor-esportivo há três anos, foi quem demitiu o dinamarquês Michael Rasmussen durante o Tour de France 2007. O ciclista, que era líder faltando quatro provas para o final, foi dispensado após os dirigentes da Rabobank obterem provas de que ele havia mentido sobre o local onde fez sua preparação, escapando de exames antidoping surpresas.

Antes do episódio, a Federação Dinamarquesa de Ciclismo anunciara que Rasmussen está fora da equipe nacional que disputará o Mundial de Stuttgart, marcado para o final de setembro, e as Olimpíadas de Pequim-2008 devido a estes fatos.

Entretanto, Rasmussen, que venceu duas etapas durante o Tour de France, foi submetido a exames antidoping durante a competição e, até o momento, nenhuma amostra teve resultado positivo.

Os episódios estão sendo apurados em uma investigação interna da Rabobank, para saber com detalhes o que ocorreu durante o Tour de France 2007.