Purito mira Tour de France e Vuelta

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Joaquim Rodríguez (Katusha) é mais um das estrelas do ciclismo que confirmou seus objetivos para 2015. Ainda em busca de seu primeiro título em uma grande volta, o espanhol colocou o Tour de France e a Vuelta a España como suas principais competições do próximo ano. A informação foi dada ao diário esportivo da Espanha “As”. Na entrevista, Purito, como é conhecido, disse ainda que irá encarar a próxima temporada ‘com a mesma gana de sempre’.

E a preferência de Purito pelo Tour é mais do que justificável. Escalador nato e dono de um contrarrelógio fraco, o catalão encontrará na França seu habitat natural. Afinal, a próxima edição da grande volta francesa contará com apenas um contrarrelógio de 13,7 km e oito finais no alto.

leiamais-cinza-novo
iconezinho
  QUINTANA CONFIRMA TOUR COMO OBJETIVO

“Eu gosto muito, ainda que seja perigoso. Se não acontecer nada, estarei aí (Tour de France). Com certeza será um Tour de escaladores. Se me pedissem para organizar eu não faria melhor, porque é difícil e com pouca crono. Creio que inclusive tenham me feito um favor e vou correr”, destacou Purito, terceiro colocado no Tour 2013. Além do espanhol, já declararam interesse no Tour Vincenzo Nibali (Astana), Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) e Nairo Quintana (Movistar). Chris Froome (Sky) ainda não confirmou presença.

Com isso Rodríguez mudará seu plano inicial de fazer o Giro e a Vuelta. O Giro d’Italia 2015 terá quase 60 km de contrarrelógio e menos chegadas ao alto que nas últimas edições. Já a Vuelta a España ainda não teve seu percurso revelado, mas normalmente é caracterizado pelas numerosas chegadas ao alto, algumas em subidas curtas e inclinadas, que se adaptam bastante ao estilo explosivo do ciclista.

Além das duas grandes voltas, o calendário de Purito também deve contemplar algumas clássicas, como o Liège-Bastogne-Liège, e competições pré Tour de France, como o Critérium du Dauphiné e Tour da Suíça.

A temporada 2014 foi dura para o ciclista da Katusha. Repleta de quedas (Amstel Gold Race e Giro d’Italia), que renderam costelas e dedos quebrados, o espanhol teve como melhores resultados o título da Volta da Catalunha e o quarto lugar na Vuelta a España.

Com 36 anos, Purito irá iniciar sua sexta temporada na Katusha. Seu contrato com a equipe russa termina no final de 2015.