Promotor: "Outro caso Landis seria terrível"

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Daniel Balsa

O francês Patrice Clerc, presidente da ASO, empresa organizadora do Tour de France, afirmou nesta sexta-feira que outro caso como o de Floyd Landis seria terrível para a imagem do ciclismo e da tradicional prova francesa.

Landis, campeão em 2006 após sete edições dominadas por Lance Armstrong, foi pego no exame antidoping com um alto nível de testosterona em seu organismo, motivo pelo qual seu título foi cassado.

“Outro caso desses seria terrível para o ciclismo e para o Tour”, disse Clerc. “Não acredito que os ciclistas estejam tão loucos para cair nessa tentação. É para o próprio bem deles”, completou.

O dirigente afirmou que não faz diferença quem ganhará a prova, já que o mais importante será que o mesmo tenha competido de forma limpa.

“Para mim, não tem tanta importância sobre quem será o vencedor, desde que seja alguém que as pessoas não duvidem quanto a este assunto. Prefiro que ciclistas como o (Alejandro) Valverde e o (Alexandre) Vinokourov façam todo o possível para que acabemos com toda essa sombra de suspeita”, falou.

Por fim, Clerc concluiu dizendo que “não há um grande favorito para a prova, por isso haverá muitas disputas, muitas escaladas e muitas escapadas, aumentando o interesse do público”.