Pozzato vence quinta etapa e sobe para 3º

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Daniel Balsa

O italiano Filippo Pozzato (Liquigas) foi o vencedor da quinta etapa do Tour France 2007, disputada entre as cidades de Chablis e Autun, com 182,5 quilômetros de distância. O ciclista foi seguido pelo espanhol Oscar Freire (Rabobank) e seu compatriota Daniele Bennati (Lampre).

A vitória de Pozzato favorece, diretamente, o brasileiro Murilo Fischer, companheiro do italiano na Liquigas. A principal meta da equipe no Tour deste ano é vencer etapas e a pressão. Com essa vitória, diminui o peso sobre os ciclistas.

A prova de hoje, como as demais, foi decidida no sprint final, só que o pelotão tinha muito menos atletas que nas etapas anteriores – exceto pela segunda, quando ocorreu uma queda envolvendo diversos ciclistas nos quilômetros finais. Sprinters puros, como o belga Tom Boonen (Quick Step) e o norueguês Thor Hushovd (Crédit Agricole), não suportaram as montanhas e ficaram para trás.

Quem também não chegou entre os primeiros foi o cazaque Alexandre Vinokourov. O ciclista da Astana bateu contra uma das motos responsáveis pelas filmagens da prova e caiu. Na queda, sua vestimenta rasgou e seu bumbum ficou em evidência.

Para recolocar Vino, tido como um dos favoritos ao título, de volta ao pelotão, seis ciclistas da equipe ficaram para ajudá-lo – apenas o alemão Andreas Klöden e o cazaque Andrey Kashechkin seguiram entre os primeiros.

Exaustos pelo esforço desprendido, os ciclistas da Astana ficaram pelo caminho, deixando Vinokourov em uma luta solitária para recuperar terreno. Em vão, já que não conseguiu retornar ao pelotão, terminando a 1min22s do principal, em um grupo que também estava Tom Boonen, que perdeu a camisa verde – referente a liderança na classificação por pontos – para o alemão Erik Zabel (Milram), que já conquistou a honraria por seis vezes. O ciclista terminou a etapa de hoje na quinta colocação.

O dono da camisa de bolinhas também mudou de dono, mas não de equipe. O francês Stéphane Augé perdeu a vestimenta para o também francês e companheiro na Cofidis Sylvain Chavanel, que liderou a fuga da etapa de hoje até a última meta de montanha.

Já a camisa amarela segue com o suíço Fabian Cancellara (CSC). O líder da competição viveu momentos de apreensão, quando em uma curva, nos instantes finais da disputa, perdeu a tangente e quase colocou tudo a perder. Logo ele retomou o equílibro e terminou na 12ª colocação.

Amanhã, os ciclistas percorrerão 200 quilômetros, entre as cidades de Semur en Auxerrois e Bourg en Bresse. O traçado terá poucas elevações, com traçado predominantemente plano. A chegada deverá ser massiva, favorecendo os sprinters que se recuperarem bem do desgaste de hoje.

Classificação da 5ª etapa:
1- Filippo Pozzato (ITA/Liquigas) 4h39min01s
2- Oscar Freire (ESP/Rabobank), m. t.
3- Daniele Bennati (ITA/Lampre), m. t.
4- Kim Kirchen (LUX/T-Mobile), m. t.
5- Erik Zabel (ALE/Milram), m. t.
6- George Hincapie (EUA/Discovery), m. t.
7- Cristian Moreni (ITA/Cofidis), m. t.
8- Stefan Schumacher (ALE/Gerolsteiner), m. t.
9- Bram Tankink (HOL/Quickstep), m. t.
10- Jérôme Pineau (FRA/Bouygues), m. t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após 5 etapas:
1- Fabian Cancellara (SUI/CSC) 24h 28min56s
2- Andreas Klöden (ALE/Astana), a 33s
3- Filippo Pozzato (ITA/Liquigas), a 35s
4- David Millar (GBR/Saunier Duval), a 41s
5- George Hincapie (EUA/Discovery), a 43s
6- Vladimir Gusev (RUS/Discovery), a 45s
7- Vladimir Karpets (RUS/Caisse d'Epargne), a 46s
8- Mikel Astarloza (ESP/Euskaltel), a 49s
9- Thomas Dekker (HOL/Rabobank), a 51s
10- Benoît Vaugrenaud (FRA/Française des Jeux), a 52s