Portsmouth quer volta ao Tour, diz jornal

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Tour de France

Portsmouth, na Inglaterra, está pleiteando o direito de sediar uma etapa do Tour de France, em 2018. O lobby envolveria, ainda, a cidade francesa de Caen e a empresa de balsas Brittany Ferries, de acordo com o jornal local Portsmouth News.

A cidade, localizada no sul da Inglaterra, tem história ligada à volta ciclística mais famosa do mundo. Na última vez em que recebeu o Tour, em 1994, foi sede de etapa 5, vencida pelo italiano Nicola Minali, que à época defendia o escudo da equipe Gewiss.

Donna Jones, líder da câmara municipal da Portsmouth, acredita que o público em etapas do Tour realizadas na cidade seria maior do que em Yorkshire, em 2014, que sediou as duas primeiras etapas, em 2014.

Localizada no canal da mancha, Portsmouth é destino ou ponto de partida de muitas balsas que ligam França e Inglaterra.
“Devido ao sucesso do Tour de France, imagino um número de visitantes ainda maior do que em outras cidades, já que estamos a algumas horas da França”, disse Donna ao Portsmouth News.

Ainda segundo a vereadora, a volta do Tour à cidade implicaria em uma injeção de 100 milhões de euros na economia local. Donna Jones articula uma proposta à organização do Tour feita em conjunto a cidade francesa Caen e a Brittany Ferries, que fazem o transporte entre os países, para aumentar o lobby pela volta do Tour. Dessa forma, a vereadora acredita que as chances de trazer o Tour de volta sejam bem maiores.

Antes que retorne o Tour de France retorne ao sul da Inglaterra, Portsmouth poderá mostrar sua capacidade de organizar grandes eventos. A cidade será sede nos próximos dois anos da final da America’s Cup, a mais antiga competição de vela do mundo.