Petacchi "rouba" camisa verde de Hushovd

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Tadeu Matsunaga

Alessandro Pettachi (Lampre) vestiu a camisa verde após a vitória de Mark Cavendish em Bourg-lès-Valence. O italiano ultrapassou Thor Hushovd (Cervélo), que liderou a classificação por pontos oito dias consecutivos, desde sua vitória na 3ª etapa.

Hushovd estava irritado consigo mesmo, reconhecendo que não teve um bom sprint durante a etapa, mas garantiu que segue na luta pela camisa verde.

“Eu estive muito passivo no sprint”, disse Hushovd após o encerramento da etapa. “Eu estava com certo receio. Todos os ciclistas que estavam ao meu lado tiveram um sprint melhor, eu acabei sobrando. Minha tática foi acompanhar Petacchi para defender a camisa, mas preciso mudar essa postura.”

Petacchi tem agora uma vantagem de quatro pontos sobre Hushovd, enquanto Robbie McEwen, que terminou em quinto na 11ª etapa, está nove pontos atrás do norueguês. O italiano luta para conquistar seu quarto título por pontos no Tour de France.

“Não vai ser fácil manter a camisa verde até chegarmos a Paris”, concluiu Petacchi. “Ontem eu fui para o sprint intermediário, já que Hushovd, McEwen e estamos muito próximos na classificação por pontos. Provavelmente vamos lutar por outros sprints intermediários. Estou confiante após o bom trabalho feito pela minha equipe. Danilo Hondo fez um grande trabalho”, emendou.

“Minha posição faz eu me recordar do Tour de France 2003”, explicou o sprinter. “Sete anos atrás, eu não tinha a mesma determinação que tenho hoje para lutar pela camisa verde. Na época eu tinha a camisa, mas abandonei a competição. Agora as coisas estão diferentes e vou lutar muito pela classificação”, finalizou o italiano de 36 anos.