Óscar Pereiro conquista liderança

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

O espanhol Óscar Pereiro (Illes Balears), de 28 anos, foi o segundo colocado na etapa deste sábado, de 230 km entre Béziers e Montélimar, e arrebatou a camisa amarela do americano Floyd Landis (Phonak). A vitória da etapa ficou com o alemão Jens Voigt (CSC). Foi seu segundo triunfo em etapas da prova francesa na carreira.

A etapa começou com algumas malogradas tentativas de fuga. No km 20, Voigt, Pereiro, Sylvain Chavanel (Cofidis), Manuel Quinziato (Liquigas), Andriy Grivko (Milram) e Arnaud Coyot (Cofidis) escaparam. Seis km depois Coyot ficou para trás e foi absorvido pelo pelotão.

A vantagem do quinteto foi aumentando gradativamente: passou de 19min40s no km 117 para 26min no km 154. Os ciclistas da Phonak – equipe do então líder na classificação geral, Floyd Landis – se colocaram na cabeça do pelotão, mas não lançaram a caça aos escapados. As equipes de sprinters também não tomaram nenhuma iniciativa. No km 180, a vantagem dos escapados era de 28min25s, o que dava a liderança virtual da classificação geral a Óscar Pereiro. O ciclista espanhol não foi avaliado como um adversário perigoso nos próximos dias pelas equipes Phonak e Rabobank, as únicas interessadas na classificação geral, e a escapada foi bem-sucedida. As duas equipes resolveram se poupar, pois o forte calor e a grande distância percorrida na etapa de hoje, a mais longa do Tour, desgastou muito os ciclistas. As duas equipes preferiram guardar forças para as três etapas de montanha, que serão disputadas entre terça e quinta-feira da semana que vem, e devem decidir o vencedor da prova. Por isso a fuga deu certo.

No grupo de frente, Andriy Grivko aumentou o ritmo a 25 km do final, mas foi alcançado pelos quatro companheiros de fuga e logo ficou para trás. A menos de 15 km da chegada foi a vez de Chavanel tentar a sorte, sem sucesso. A 5 km da meta, Pereiro lançou um forte ataque e foi seguido apenas por Voigt, que logo depois tentou escapar. Pereiro conseguiu recuperar terreno, mas perdeu a vitória da etapa nos metros finais para o alemão.

O pelotão cruzou a meta com 29min57s de atraso. O australiano Robbie McEwen (Davitamon) venceu o sprint pelo 6º lugar, à frente do austríaco Bernhard Eisel (Française des Jeux).

A etapa deste domingo será realizada entre Montélimar e Gap e terá 180 km de extensão.

Classificação da 13ª etapa, entre Béziers e Montélimar, com 230 km:

1 Jens Voigt (ALE) CSC 5h24min36s
2 Óscar Pereiro (ESP) Illes Balears m.t
3 Sylvain Chavanel (FRA) Cofidis a 40s
4 Manuel Quinziato (ITA) Liquigas m.t.
5 Andriy Grivko (UCR) Milram a 6min24s
6 Robbie McEwen (AUS) Davitamon a 29min57s
7 Bernhard Eisel (AUT) Française des Jeux m.t.
8 Tom Boonen (BEL) Quick-Step m.t.
9 Thor Hushovd (NOR) Crédit Agricole m.t.
10 Carlos da Cruz (FRA) Française des Jeux m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – APÓS A 13ª ETAPA:

1 Óscar Pereiro (ESP) Illes Balears 59h50min34s
2 Floyd Landis (EUA) Phonak a 1min29s
3 Cyril Dessel (FRA) Ag2r a 1min37s
4 Denis Menchov (RUS) Rabobank a 2min30s
5 Cadel Evans (AUS) Davitamon a 2min46s
6 Carlos Sastre (ESP) CSC a 3min21s
7 Andreas Klöden (ALE) T-Mobile a 3min58s
8 Michael Rogers (AUS) T-Mobile a 4min51s
9 Juan Miguel Mercado (ESP) Agritubel a 5min02s
10 Christophe Moreau (FRA) Ag2r s 5min13s