Os favoritos ao título em 2010!

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Tadeu Matsunaga

O Tour de France apresenta diversos nomes como prováveis favoritos ao título de 2010. O Prólogo selecionou uma lista com os 12 principais nomes para vestir, em definitivo, a camisa amarela no dia 25 de julho. Façam suas apostas!

Cadel Evans: o australiano desfruta de uma posição privilegiada, é o atual líder e veste a camisa amarela com 20 segundos sobre Andy Schleck e 1min01 sobre Alberto Contador. Experiente, confia plenamente em sua capacidade e acredita que pode vencer o Tour após dois vice-campeonatos, em 2007 e 2008. A crono final o favorece.

Andy Schleck: o grande rival de Contador, como ressaltou o próprio espanhol, mostrou sua força após a vitória na 8ª etapa. O luxemburguês está com moral e deve protagonizar um grande duelo com o bicampeão nas montanhas. Precisa conquistar a maior vantagem possível nas etapas de alta montanha, já que possui um desempenho fraco no CRI.

Alberto Contador: o líder da Astana não teve seu melhor dia em Morzine-Avoriaz. Sofreu com o calor e não brilhou nos quilômetros finais. No entanto, perdeu apenas 10 segundos, e tem tempo o suficiente para recuperar a desvantagem. Conta com uma excelente equipe com Davi Navarro, Paolo Tiralongo e Alexander Vinokourov, além da sua qualidade nas subidas. A crono final também pode jogar ao seu favor.

Jurgen Van den Broeck: Traçou o Tour como sua principal meta e quer terminar entre os dez primeiros colocados. No momento está em 4º e mostra uma excelente condição física. Surge no meio dos favoritos e pode surpreender.

Denis Menchov: Sem fazer barulho, o ciclista russo já aparece na 5ª posição no geral. Na última etapa, não mostrou a cara e dosou sua energia. O campeão do Giro 2009 se preparou como nunca, e busca um lugar no pódio.

Roman Kreuziger: O principal embalador de Ivan Basso, mostrou força e raça ao atacar na subida do Morzine-Avoriaz, além de trabalhar com liberdade na equipe. Ter Basso ao seu lado o favorece, mas o deixa com grandes responsabilidades. O tcheco pode mostrar a qualidade que todos esperam.

Levi Leipheimer: Salvou-se do péssimo dia da RadioShack. Assim como Menchov, não faz barulho, mas surge na 8ª posição no geral. Terá que fazer um esforço maior para incomodar os rivais e lutar pelo pódio. O contrarrelógio pode ajudá-lo.

Michael Rogers: Vem numa excelente temporada e se preparou para o Tour. Está confiante e tem realizado um grande trabalho. Conseguiu se manter no grupo dos favoritos quase até o final da etapa, mas sentiu o cansaço no fim. Deverá tomar mais tempo nas etapas de montanha, mas pode brigar pelo top 10.

Ivan Basso: chegou ao Tour sem pressão, após vencer o Giro, obtendo sua primeira grande vitória após voltar de punição. Pode deixar a pressão com Contador e Schleck, mostrando sua força nos Pirineus. Corre por fora, mas é candidato ao título.

Bradley Wiggins: Quarto colocado no último Tour acabou sentindo o calor durante a 8ª etapa e tomou tempo dos principais rivais. Com 2min45s para Evans, deverá atacar se quiser repetir ou melhora o desempenho de 2009.

Alexander Vinokourov: o cazaque sofreu, mas fez um excelente trabalho para Alberto Contador. É um gregário de luxo para o espanhol e sua visão pode ser fundamental para o sucesso da Astana. Arrojado e corajoso.

Lance Armstrong: grande perdedor no último domingo, surpreendendo a todos. A sorte não esteve ao seu lado. Já anunciou sua aposentadoria e trabalhará duro para terminar em grande estilo. É um grande campeão e deverá trabalhar para ajudar Leipheimer.