“Operação Limpa” no Tour

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ E CHRISTIAN BAINES

Os organizadores do Tour de France excluíram todos os ciclistas envolvidos no escândalo de doping que estourou na Espanha no fim do mês passado. Entre os ciclistas implicados estão favoritos como Ivan Basso (CSC), Jan Ullrich (T-Mobile), além de Francisco Mancebo (Ag2r), Óscar Sevilla (T-Mobile), Joseba Beloki, Alberto Contador, Sergio Paulinho, Allan Davis, Isidro Nozal – todos da Astaná-Wurth.

A prova começa neste sábado, em Estrasburgo. Os ciclistas excluídos não poderão ser substituídos por companheiros de equipe, precisaram os organizadores. Dizimadas, as equipes não poderão desenvolver as estratégias previstas durante o desenrolar da prova.

Ullrich e Sevilla suspensos por sua equipe

O ciclista alemão e o espanhol Óscar Sevilla, assim como o diretor Rudy Pevenage – homem que dirigiu a carreira de Ullrich nos últimos anos – haviam sido suspensos por sua equipe, a T-Mobile, horas antes do anúncio dos organizadores do Tour.

De acordo com o código ético que as equipes firmaram, atletas que estão envolvidos em casos judiciais relacionados a doping podem ser afastados de maneira preventiva a qualquer hora. O porta-voz da T-Mobile, Christian Fromment, afirmou que era impossível continuar trabalhando com os dois atletas e o diretor, após as denúncias de doping.