O colombiano problema

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Que os colombianos vivem ótima fase é inegável. O título do Giro d'Italia de Nairo Quintana (Movistar), a segunda colocação de Rigoberto Urán (Omega Pharma) e a camisa de montanhista de Julian Arredondo (Trek) colocam os ciclistas do país em posições de destaque nas competições européias. No entanto, um deles parece fugir à regra chamando a atenção mais pelos problemas fora da estrada do que pelo inegável talento. Atleta da Ag2r, Carlos Betancur perdeu o voo da Colômbia que o levaria para Europa, na última semana, colocando em dúvida sua participação no Tour de France e no restante da temporada.

"É chato. Sempre há problemas com ele", disse Vincent Lavenu, um dos dirigentes da equipe francesa em entrevista ao site "Cyclingweekly".

Com apenas 24 anos, Betancur é mais uma das promessas colombianas. Em 2013, foi o camisa branca do Giro (melhor jovem) e 5º colocado na classificação geral. Já neste ano, venceu a prestigiosa Paris-Nice, quando bateu o campeão mundial Rui Costa (Lampre-Merida), e o Tour du Haut Var (França). 

De acordo com o planejamento, o atleta deveria desembarcar na Europa na terça-feira (03) da semana passada, e preparar-se para o Tour da Suíça, que começa no próximo dia 14. No entanto, Betancur alegou doença e perdeu o voo. Agora, com o visto vencido e poucas provas na temporada, sua participação no Tour de France (a partir do dia 5 de julho) está em dúvidas. Para Lavenu, sua ausência pode até significar o fim da temporada.

"Voltamos para trás. Nós podemos conseguir uma extensão do visto com os franceses, mas se ele não aparecer até o final do mês, nós teremos que começar tudo novamente na Colômbia. Coloca toda a temporada em risco", acrescenta Lavenu que lamenta os problema já que vê muito talento em Betancur.

"Betancur é especial. Eu não sei se os outros colombianos são tão complicados quanto o meu. Cada situação é diferente, cada ciclista é diferente, mas a verdade é que um dos maiores problemas de Carlos é que ele é muito ligado à sua casa e sempre quer voltar para o seu país cedo e ficar o maior tempo possível. Ficar na Europa é difícil para ele", completa Lavenu sobre Betancur, ciclista que faria sua estreia no Tour de France e era candidato a vestir a camisa branca de melhor jovem.

Além de não comparecer na data combinada, Betancur também teve problemas com o excesso de peso na temporada. Após o Tour du Haut Var, ele ainda tinha que perder 6 kg. Após o Paris-Nice, 4 kg.

As últimas provas na Europa de Betancur foram a Volta da Catalunha, a Volta do País Basco e o Liège-Bastogne-Liège, no dia 27 de abril, prova que pode ter sido sua última na Ag2r já que o contrato com a equipe se encerra no final da temporada.