Murilo Fischer confirmado no Tour de France

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Tour de France

Murilo Fischer, o catarinense de Brusque, é o mais novo brasileiro a realizar uma façanha: participar do Tour de France, a centenária e mais importante prova do ciclismo em todo o mundo. Aos 28 anos, Fischer integra a equipe italiana Liquigas, uma das favoritas ao título da volta e do Pro Tour, ranking mundial promovido pela UCI – União Ciclística Internacional.

O brasileiro disputou a Volta da Suíça, e competiu de igual para igual com alguns dos principais velocistas do pelotão, como o australiano Robbie McEwen e o alemão Erik Zabel. O bom resultado garantiu a confirmação de seu nome entre os selecionados da Liquigas para a disputa do Tour.

Em entrevista concedida ao jornalista Leandro Bittar da revista VO2, que produziu o Guia Tour de France 2007, Fischer falou sobre as expectativas para sua primeira disputa da competição e das chances de marcar sua trajetória profissional na história do ciclismo. Até hoje, somente quatro outros brasileiros percorreram a volta histórica.

“Passei a me sentir confiante mesmo nesta Volta da Suíça. Eu comecei a me sentir bem sobre a bicicleta e a andar com meus principais adversários. Isso aconteceu tanto na Volta da Suíça como nas últimas provas anteriores: Catalunha e a Bicicleta Basca. Elas são muitos difíceis, com um desnível muito grande. Em uma semana, subimos mais na Suíça do que nas três semanas do Giro d’Italia. Por tudo isso, estou muito feliz com a minha condição física”, contou Fischer.

Sobre os planos para o Tour, Murilo mostra cautela. “Eu nunca fiz um Tour de France. Eu realmente não sei o que eu vou encontrar lá. Minha idéia é me poupar um pouco nos primeiros dias e tentar encontrar as fugas certas, principalmente nas etapas de transição”, disse. E selou a importância de obter um bom resultado na prova. “Um bom resultado no Tour de France pode mudar para sempre a história de um ciclista”, finalizou Murilo Fischer.

A entrevista completa com o brasileiro Murilo Fischer você confere no Guia Tour de France 2007.