Mercado leva etapa e Dessel é líder

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

O espanhol Juan Miguel Mercado (Agritubel), de 28 anos, venceu nesta quarta-feira a décima etapa do Tour, de 190 km, entre Cambo les Bains e Pau. A vitória foi a segunda de Mercado no Tour em sua carreira. A etapa foi a primeira de montanha na edição deste ano. O francês Cyril Dessel (Ag2r), segundo colocado na etapa, converteu-se no novo líder da classificação geral, destronando o ucraniano Serhiy Honchar (T-Mobile), que chegou com o pelotão, a mais de 7 minutos de Mercado. Honchar ocupa agora a terceira colocação. Dessel também faturou a liderança da classificação de melhor escalador.

O relevo da etapa tinha duas montanhas importantes, favorecendo os ataques. A primeira escapada aconteceu no primeiro quilômetro, mas não durou muito. No quilômetro 40,5, 15 atletas tomaram a dianteira e 13 deles se mantiveram unidos durante boa parte do trajeto: Jens Voigt (CSC), Cyril Dessel (Ag2r), Joost Posthuma (Rabobank), Daniele Bennati (Lampre), Cédric Vasseur (Quick Step), Iñaki Isasi e Íñigo Landaluze (EUS), Cristian Moreni (Cofidis), Christophe Rinero (Saunier Duval), Carlos da Cruz (Française des Jeux), Manuel Quinziato (Liquigas), Matthieu Sprick (Bouygues) e Juan Miguel Mercado (Ag2r).

Na subida do Col du Soudet, de 1.540m, Dessel e Mercado aumentaram o ritmo e se isolaram na ponta, a 9 min50s do pelotão. Na descida, Rinero, Landaluze e Isasi alcançaram a dupla. Na subida do Col de Marie Blanque, de 1.035m, Dessel e Mercado voltaram a acelerar, desintegrando de vez o grupo.

No pelotão, apenas a equipe T-Mobile fazia algo, mas não parecia muito decidida a anular a vantagem dos dois líderes, que sempre esteve acima da marca de 9 minutos. Os ciclistas da equipe alemã não lutaram para defender a camisa amarela de Honchar, preferindo se guardar para as próximas etapas, especialmente a de amanhã, que terá cinco montanhas duríssimas.

Na descida em direção a Pau, Dessel e Mercado continuaram pedalando com afinco, resistindo à aproximação de Landaluze. A cerca de 10 km da meta, Mercado deixou de colaborar com Dessel, poupando-se para o sprint, que acabou vencendo.

A etapa desta quinta-feira terá 206,5 km de extensão e cinco montanhas. A largada acontece em Tarbes e a chegada será em Val d’Aran, a 1.830 m de altitude, em território espanhol.

Classificação da 10ª etapa do Tour de France, Cambo-les-Bains e Pau, com 190,5 km:
1- Juan Miguel Mercado (ESP) Agritubel 4h49min10s
2- Cyril Dessel (FRA) AG2R m.t.
3- Iñigo Landaluze (ESP) Euskaltel a 55s
4- Cristian Moreni (ITA) Cofidis a 2min24s
5- Christophe Rinero (FRA) Saunier Duval m.t.
6- Iñaki Isasi (ESP) Euskaltel a 5min02s
7- Cédric Vasseur (FRA) Quick Step a 5min35s
8- Daniele Bennati (ITA) Lampre m.t.
9- Erik Zabel (ALE) Milram m.t.
10- Stefano Garzelli (ITA) Liquigas m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 10ª etapa:
1- Cyril Dessel (FRA) Ag2r 43h07min05s
2- Juan Miguel Mercado (ESP) Agritubel a 2min34s
3- Serhiy Honchar (UCR) T-Mobile a 3min45s
4- Cristian Moreni (ITA) Cofidis a 3min51s
5- Floyd Landis (EUA) Phonak a 4min45s
6- Michael Rogers (AUS) T-Mobile a 4min53s
7- Iñigo Landaluze (ESP) Euskaltel a 5min22s
8- Patrik Sinkewitz (ALE) T-Mobile a 5min30s
9- Andreas Klöden (ALE) T-Mobile a 5min35s
10- Vladimir Karpets (RUS) Illes Balears a 5min37s