Menchov vence, Landis de amarelo

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

O russo Denis Menchov (Rabobank), de 28 anos, venceu nesta quinta-feira a 11ª etapa do Tour, de 206,5 km de extensão entre Tarbes e Val d`Aran. O percurso apresentou grandes dificuldades aos ciclistas, que subiram cinco montanhas. Isso provocou uma seleção no pelotão e grandes mudanças na classificação geral. O novo líder do Tour é o americano Floyd Landis (Phonak), que terminou a etapa em terceiro.

A grande escapada do dia aconteceu em dois tempos: os espanhóis David de la Fuente (Saunier Duval) e Iker Camaño (Euskaltel) atacaram no quilômetro 31,5 e logo foram seguidos pelo alemão Fabian Wegmann (Gerolsteiner) e pelo espanhol Juan Antonio Flecha (Rabobank). Começaram a subida do Col du Tourmalet com 8min10s de vantagem sobre o pelotão. Na descida, o francês Thomas Voeckler (Bouygues) partiu no encalço dos quatro.

Na subida do Col d`Aspin, Voeckler chegou a estar a apenas 1min30s dos líderes. A 7 km do Col de Peyresourde, Wegmann e De la Fuente abandonaram os companheiros de fuga e partiram sozinhos. O escalador espanhol Iban Mayo (Euskaltel), que sofreu muito ontem, acabou abandonando, bastante atrasado.

De la Fuente assumiu o comando isolado da prova durante a subida do Col du Portillon. A T-Mobile aumentou o ritmo e a seleção do pelotão começou. O grupo de perseguidores ficou reduzido a 16 ciclistas.

Damiano Cunego (Lampre) e David Arroyo (Iles Balears) alcançaram De la Fuente a 28 km da chegada, mas não resistiram ao excelente trabalho do escalador dinamarquês Michael Rasmussen (Rabobank), que puxou o pelotão durante muito tempo.

Na longa subida até a estação de esqui de Val d`Aran, o veterano holandês Michael Boogerd (Rabobank) continuou o trabalho de seu companheiro Rasmussen e deixou o grupo de líderes com apenas sete ciclistas: Menchov, Michael Boogerd (Rabobank), Cadel Evans (Davitamon), Floyd Landis (Phonak), Levi Leipheimer (Gerolsteiner), Carlos Sastre (CSC) e Andreas Kloden (T-Mobile). Ajudado por Boogerd, Menchov acelerou a 6 km da meta, deixando Klöden, rival direto na luta pela camisa amarela, para trás. A dois quilômetros do fim, três homens pedalavam na ponta: Menchov, Landis e Leipheimer. Menchov atacou a 1 km do fim e venceu os dois adversários, fazendo valer seus dotes de passista. Cyril Dessel se esforçou muito na chegada, mas perdeu a camisa amarela para Landis.

A etapa desta sexta-feira, de 211,5 km entre Luchon e Carcassonne favorece as tentativas de fuga. Novas emoções estão no programa.

Classificação da 11ª etapa, entre Tarbes-Val d`Aran e Pla-de-Beret (ESP), com 206 km:
1- Denis Menchov (RUS) Rabobank 6h06min25s
2- Levi Leipheimer (EUA) Gerolsteiner m.t
3- Floyd Landis (EUA) Phonak m.t.
4- Cadel Evans (AUS) Davitamon a 17s
5- Carlos Sastre (ESP) CSC m.t.
6- Michael Boogerd (HOL) Rabobank a 1min04s
7- Haimar Zubeldia (ESP) Euskaltel a 1min31s
8- Frank Schleck (LUX) CSC m.t.
9- Andreas Klöden (ALE) T-Mobile m.t.
10- Christophe Moreau (FRA) AG2R a 2min29s

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 11ª etapa:
1- Floyd Landis (EUA) Phonak 49h18min07s
2- Cyril Dessel (FRA) AG2R a 8s
3- Denis Menchov (RUS) Rabobank a 1min01s
4- Cadel Evans (AUS) Davitamon a 1min17s
5- Carlos Sastre (ESP) CSC a 1min52s
6- Andreas Klöden (ALE) T-Mobile a 2min29s
7- Michael Rogers (AUS) T-Mobile a 3min22s
8- Juan Miguel Mercado (ESP) Agritubel a 3min33s
9- Christophe Moreau (FRA) AG2R a 3min44s
10- Marcus Föthen (ALE) Gerolsteiner a 4min17s