McEwen vence etapa e Hushovd recupera amarela

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

Em sprint muito disputado, o australiano Robbie McEwen (Davitamon) venceu a segunda etapa do Tour de France, de 228,5 km, disputada nesta segunda-feira entre Obernai e Esch sur Alzette, no Luxemburgo. O belga Tom Boonen (Quick Step) foi o segundo e o norueguês Thor Hushovd terminou em terceiro. A poucos metros do final, Hushovd teve o pé desencaixado acidentalmente do pedal e cruzou a linha pedalando com um pé só. O norueguês disse que o incidente aconteceu porque foi empurrado por McEwen. Graças às bonificações recebidas no sprint final e nas metas volantes, Hushovd recuperou a camisa amarela de líder na classificação geral, que havia perdido na etapa deste domingo. O antigo líder, o americano George Hincapie (Discovery), é agora o quarto colocado.

A maior parte da etapa foi animada pelos espanhóis David de la Fuente (Saunier Duval) e Aitor Hernández (Euskaltel), que escaparam no primeiro quilômetro. Depois de mais de 150 km pedalando juntos, De la Fuente deixou Hernández para trás e só perdeu a liderança a 12 km da chegada, quando foi ultrapassado pelo alemão Fabian Wegmann (Gerolsteiner), que atacou em uma das colinas que eram a maior dificuldade do trecho final. Outros ataques se sucederam até que o alemão Matthias Kessler (T-Mobile) escapou sozinho, a 4 km da chegada. A 2 km da meta, uma queda no pelotão, que envolveu vários ciclistas, desorganizou a caçada ao alemão. Kessler chegou a acumular 15 segundos de vantagem, mas foi alcançado pelos perseguidores nos últimos 100 metros.

A etapa desta terça-feira terá 216,5 km de extensão e será disputada entre as localidades de Esch sur Alzette e Valkenburg, na Holanda.

Classificação da 2ª etapa, entre Obernai e Esch-sur-Alzette (Luxemburgo), com 228.5 km:

1- Robbie McEwen (AUS) Davitamon 5h36min14s
2- Tom Boonen (BEL) Quick Step m.t.
3- Thor Hushovd (NOR) Crédit Agricole m.t.
4- Oscar Freire (ESP) Rabobank m.t.
5- Daniele Bennati (ITA) Lampre m.t.
6- Luca Paolini (ITA) Liquigas m.t.
7- Stuart O`Grady (AUS) CSC m.t.
8- Bernhard Eisel (AUT) Francaise Des Jeux m.t.
9- Erik Zabel (ALE) Milram m.t.
10- Peter Wrolich (AUT) Gerolsteiner m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 2ª etapa:

1- Thor Hushovd (NOR) Crédit Agricole 9h54min19s
2- Tom Boonen (BEL) Quick-Step a 5s
3- Robbie McEwen (AUS) Davitamon a 8s
4- George Hincapie (EUA) Discovery a 10s
5- Alejandro Valverde (ESP) Illes Balears a 16s
6- Stuart O`Grady (AUS) CSC m.t.
7- Michael Rogers (AUS) T-Mobile a 18s
8- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery a 20s
9- Floyd Landis (EUA) Phonak a 21s
10- Manuel Quinziato (ITA) Liquigas a 24s