McEwen incansável

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR LEANDRO BITTAR

O australiano Robbie McEwen (Davitamon) confirmou seu excelente momento e, aos 34 anos, conquistou sua terceira vitória de etapa no Tour de France 2006. A vitória na 6ª etapa, entre Lisieux e Vitré, com 189 km, foi a 11ª dele na prova francesa. O veterano ciclista deixou, mais uma vez, para trás o belga Tom Boonen. Maior estrela ainda presente na prova, Boonen permanece sem vencer nesta competição, porém, mantém a honra de vestir a camisa amarela de líder da classificação geral.

Na disputa de hoje, o pelotão precisou trabalhar muito para neutralizar a fuga de três escapados. Os franceses Florent Brard (Illes Balears) e Anthony Geslin (Bouygues), além do sueco Magnus Backstedt (Liquigas) chegaram a abrir uma boa vantagem, mas viram a diferença evaporar no final da competição. Com a previsão de uma chegada em sprint se confirmando, as equipes de sprinters começaram a trabalhar para os seus atletas. No último quilômetro, cinco ciclistas da Quick Step traziam, em linha, Tom Boonen. Mas quem realmente fez um belo trabalho foi o belga Gert Steegmans (Davitamon), que trouxe McEwen até bem perto da chegada. O dono da camisa verde arrancou solitário para mais uma vitória.

Amanhã a competição começa a mudar de perfil. Um contra-relógio individual entre Saint Grégoire e Rennes, com 52 km e um terreno acidentado, colocam as luzes sobre os especialistas nesta modalidade. A classificação geral vai passar por muitas mudanças a partir de amanhã. É certo que Tom Boonen perderá a camisa amarela.

Classificação da 6ª etapa, entre Lisieux e Vitré, com 189 km:
1- Robbie McEwen (AUS) Davitamon 4h10min17s
2- Daniele Bennati (ITA) Lampre m.t.
3- Tom Boonen (BEL) QuickStep m.t.
4- Bernhard Eisel (AUT) Francaise des Jeux m.t.
5- Thor Hushovd (NOR) Crédit Agricole m.t.
6- Óscar Freire (ESP) Rabobank m.t.
7- Erik Zabel (ALE) Milram m.t.
8- Luca Paolini (ITA) Liquigas m.t.
9- Gert Steegmans (BEL) Davitamon m.t.
10- Iñaki Isasi (ESP) Euskaltel m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 6ª etapa:
1- Tom Boonen (BEL) Quick-Step 29h21min
2- Robbie McEwen (AUS) Davitamon a 12s
3- Michael Rogers (AUS) T-Mobile a 21s
4- Óscar Freire (ESP) Rabobank a 25s
5- George Hincapie (USA) Discovery m.t.
6- Thor Hushovd (NOR) Crédit Agricole a 27s
7- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery a 35s
8- Floyd Landis (EUA) Phonak a 36s
9- Vladimir Karpets (RUS) Illes Balears a 37s
10- Serhiy Honchar (UCR) T-Mobile m.t.