Manolo Saiz deixa a direção da Astaná-Wurth

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR FERNANDO MELLO

O diretor esportivo da Astaná-Würth, Manolo Saiz, deixou nesta quinta-feira o comando da equipe até que se esclareça o caso de doping que o envolveu, na Espanha. Segundo comunicado da equipe, Saiz tomou a decisão para preservar a Würth. O afastamento de Saiz, do qual a União Ciclística Internacional (UCI) já tinha conhecimento, também prevê a saída do español do Conselho do UCI Pro Tour, além da não aparição em eventos que a Wüth esteja envolvida.

Apesar da decisão, Manolo Saiz transmitiu tranqüilidade à direção, à comissão e aos ciclistas da equipe. Segundo o comunicado, “a Astaná-Würth está cumprindo os compromissos esportivos e técnicos estabelecidos no início da temporada, segundo a autoridade dos diretores, e vai seguir fazendo o mesmo no futuro, tanto a médio como a longo prazo”. Ainda no comunicado, Saiz agradece a todos pela prudência com que agiram no delicado caso.

O caso de doping, chamado “Operação Porto”, estourou no fim de maio na Espanha. O possível envolvimento de Saiz estaria ligado aos médicos Eufemiano Fuentes, que trabalhou nas equipes Kelme e ONCE, e José Luis Merino, médico responsável por um laboratório de análises clínicas de Madri. Segundo a investigação, Saiz teria um esquema com substâncias dopantes e os médicos seriam os principais fornecedores.