Luciano Pagliarini fora do Tour de France 2006

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR LEANDRO BITTAR

O Tour de France começa no próximo dia 1º de julho, em Estrasburgo, na França. Mas ao contrário do ano passado, o Brasil não terá representantes na principal prova do ciclismo mundial. O sprinter Luciano Pagliarini ficou de fora dos planos de sua equipe, a espanhola Saunier Duval, para a disputa da competição. A decisão foi tomada após o abandono do atleta da Volta da Suíça, quando ele sentiu fortes dores nas costas, provocadas por uma inflamação no nervo ciático.

“Não parar agora poderia comprometer ainda mais a temporada”, diz Pagliarini. Antes de iniciar o tratamento, porém, o ciclista vem ao Brasil para a disputa do Campeonato Brasileiro, que acontece nos dias 24 e 25/6, em Londrina (PR). “Vou aproveitar a oportunidade para ir ao Brasil, competir nas estradas onde cresci pedalando, pretendo participar da corrida”, diz.

Enquanto sua equipe compete na França, Luciano Pagliarini aproveitará as folgas forçadas para aproveitar o tempo junto da familia e dos amigos. Vou começar minha recuperação por lá (no Brasil) e assistir o Tour de France pela tv”, afirma.

Pagliarini já participou de duas edições do Tour de France, em 2002 e 2005, conquistando no sprint, sua especialidade, o 5° lugar na etapa de Challans a Les Essarts, no ano passado, quando competiu pela equipe italiana Liquigas-Bianchi.

A equipe será liderada pelo italiano Gilberto Simoni, que terminou em 3º no último Giro d`Itália. José Ángel Gómez Marchante, David Cañada, Ruben Lobato, Francisco Ventoso, Riccardo Riccò, David De La Fuente, Christophe Rinero e David Millar completam o time.

O Prólogo (www.prologo.com.br) transmite on-line todas as etapas do Tour de France 2006 e prepara uma grande cobertura para o evento mais importante do ciclismo, que acontece entre os dias 1 e 23/6.