Largada do Tour volta para a França em 2016

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

A organização do Tour de France anunciou, na última segunda-feira (24), que a largada da edição 2016 será no departamento de La Manche, na região da Baixa Normandia. Com isso, a primeira etapa do 103º Tour voltará para o território francês após dois anos.

Esta é a primeira vez na história que o Tour começará por dois anos seguidos em territórios não franceses. Neste ano a largada aconteceu em Yorkshire, no Reino Unido. Já a edição 2015 começará em Utrecht, Holanda, cidade que será palco do único contrarrelógio individual do Tour do próximo ano.

De acordo com o site holandês “RTL Niews”, Utrecht pagou à ASO (organizador do Tour), 4 milhões de euros para sediar a abertura do Tour 2015, no dia 4 de julho, e mais três etapas.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  CAMISA AMARELA DO TOUR 2015 HOMENAGEARÁ O ARCO DO TRIUNFO

O departamento de La Manche já sediou uma etapa do Tour de France 23 vezes, sendo a primeiro em 1911 (Cherbourg) e a última em 2013 (um contrarrelógio individual entre Avranches e o Monte Saint-Michel). No entanto, a localidade que fica no noroeste do país jamais havia sediado a largada.

Em La Manche está localizado o Monte Saint-Michel, um dos principais pontos turísticos da França. Patrimônio da Unesco, o local é um ilhote rochoso onde foi construída uma abadia. No Tour 2013, os últimos quilômetros de um dos contrarrelógios individuais daquela edição foram realizados na região.

Mais detalhes sobre a largada e as primeiras da edição 2016 serão revelados em uma entrevista coletiva no Mont Saint-Michel no dia 9 de dezembro.

Foto: Divulgação/Presse Sports