Kittel se torna alemão com mais vitórias na história do Tour de France

Atualizado em 11 de julho de 2017
Mais em Tour de France

 

O alemão Marcel Kittel venceu de novo no Tour de France. E de quebra bateu um recorde. O atleta da Quick-Step Floors venceu a décima etapa do evento, nesta terça-feira, ao completar os s 178km de Périgueux até Bergerac em 4h01min00s, deixando para trás John Degenkolb e Dylan Groenewegen no sprint .

Este foi o quarto triunfo de Kittel no Tour no ano e o 13º na carreira, o que o deixa como alemão com mais vitórias de etapa na história da Volta da França. A marca pertencia a Erik Zabel, que subiu ao lugar mais alto do pódio 12 vezes entre 1996 e 2001. O dia ainda foi marcado pela desistência de Rafa Majka antes mesmo da etapa começar. 

 

Com o terreno basicamente plano, os primeiros 170 quilômetros no norte da província de Dordonha foram dominados por Yoann Offred e Elie Gesbert. Kittel, no entanto, manteve-se no pelotão e  foi soberano nos metros finais da prova com um ótimo sprint, vencendo com certo conforto se comparado às etapas anteriores em que subiu ao lugar mais alto do pódio.

O alemão mantém, com a vitória, a camisa verde que representa a liderança geral por pontos. A camisa amarela, do líder da classificação geral, continua nas mãos do britânico Chris Froome. Nesta terça, ele foi o 34º a cruzar a linha de chegada, em meio ao pelotão e com o mesmo tempo total dos sprinters. Ele tem 18s de vantagem para o italiano Fabio Aru e 51s para Romain Bardet. 

Já Rafa Majka, da Bora-Hansgrohe, abandonou o Tour de France antes de começar a décima etapa. O polonês desistiu por ainda sofrer com as consequências do acidente da etapa 9, no domingo. “É inútil continuar. Mal consigo respirar”, disse. Majka se junta a Mark Cavendish, Peter Sagan, Geraint Thomas, Richie Porte e Arnaud Démare, todas ausências significativas. Pela 1ª vez na história do Tour, três vencedores de etapas (Sagan, Thomas e Démare) saíram da competição antes do décimo dia.

 

 

Com 203,5 km entre Eymet e Pau, a 11ª etapa, marcada para esta quarta-feira, é outra grande oportunidade para os sprinters, já que o trajeto é praticamente plano.

Classificação da décima etapa do Tour de France:

  1. Marcel Kittel (ALE/Quick-Step) – 4h01min00s
  2. John Degenkolb (ALE/Trek-Segafredo) – 4h01min00s
  3. Dylan Groenewegen (HOL/Lotto) – 4h01min00s
  4. Rüdiger Selig (ALE/Bora-Hansgrohe) – 4h01min00s
  5. Alexander Kristoff (NOR/Katusha) – 4h01min00s

 

Classificação geral do Tour de France:

  1. Chris Froome (GBR/Sky) – 42h27min28s
  2. Fabio Aru (ITA/Astana) – 42h27min46s
  3. Romain Bardet (FRA/AG2R) – 42h28min19s
  4. Rigoberto Uran (COL/Cannondale) – 42h28min23s
  5. Jakob Fuglsang (DIN/Astana) – 42h29min05s