Ivan Basso quer o título na França

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Tadeu Matsunaga

Ivan Basso (Liquigas-Doimo) retorna ao Tour de France após quatro anos, desde a sua suspensão em 2006 pelo envolvimento na Operação Puerto. O campeão do Giro d´ Italia 2010 deixou claro que seu objetivo é lutar pela camisa amarela. “Quero ganhar o Tour.”

Basso demonstrou confiança e alegria pelo retorno ao Tour. “Sinto que a prova em que vou me doar ao máximo, de coração. Parece um clichê, eu sei, mas na verdade não é assim, porque a minha carreira começou no Tour”, disse. “Eu posso ganhar o Tour com o desejo e a fome de vitória, e com a ajuda de uma equipe como a que foi vista no Giro d’Italia”.

O italiano espera que seu companheiro Roman Kreuziger repita o excelente trabalho de Vincenzo Nibali, no Giro. Basso tem trabalhado duro e busca aprimorar sua relação com o jovem tcheco. “Assim que o Giro acabou fui treinar no Col de la Madeleine, com Kreuziger. Pedalamos juntos e conversamos muito. É fundamental falar um com o outro. Numa parte do ano estarei ajudando Nibali e Kreuziger.”

Em relaçao aos seus rivais no Tour de France, ele vê Alberto Contador como o principal concorrente ao título. Ivan Basso rasgou elogios ao espanhol, que busca o tricampeonato.

“Ele é o melhor, ele já venceu todas as provas por etapas que contam: o Giro, a Vuelta e Tour. Ele é muito forte nas subidas, muito forte na crono. Um campeão como ele só nasce a cada cinqüenta anos, mas isso não significa que ele é imbatível…”

Basso é um dos nomes que figura no pequeno e seleto grupo de prováveis candidatos ao título. Além de Contador, os irmãos Schleck, Cadel Evans, Denis Menchov e, claro, Lance Armstrong, uma das grandes influências do italiano. “Só alguém como ele poderia terminar no pódio do Tour aos 38 anos de idade. Eu sou fã do Lance, colega, amigo e adversário”.