Impasse entre Astaná e Tour continua

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR CHRISTIAN BAINES

A equipe espanhola Astaná-Wurth manteve seu planejamento como se sua participação no Tour de France fosse certa e já chegou à cidade de Estrasburgo, onde será dada a largada da prova, no próximo sábado. A organização da competição proibiu, no entanto, a equipe de participar do desfile oficial dos participantes.

A decisão da inclusão ou não da Astaná-Wurth no Tour ainda depende do Tribunal de Arbitragem Desportiva (TAS). Até lá não se sabe qual será o desfecho do impasse.

O Tour de France anunciou a exclusão da Astaná-Wurth, na segunda feira passada, por haver suspeita de envolvimento do diretor Manolo Saiz no escândalo de doping que estourou na Espanha em maio.

A equipe, por sua vez, entrou com recurso da decisão no TAS e espera definição até sexta-feira, dia em que, caso sejam liberados, os atletas podem realizar testes médicos para poder participar da prova.

Ullrich confirmado

Os organizadores do Tour de France decidiram permitir a participação do alemão Jan Ullrich. Seu nome apareceu em uma reportagem publicada pelo jornal espanhol “El País”, segundo a qual o alemão estaria ligado ao escândalo. Ullrich teria sido identificado como Filho de Rudicio na lista de codinomes utilizada por Eufemiano Fuentes, o pivô do escândalo. A alcunha, segundo o diário, estaria relacionada com Rudy Pevenage, diretor da equipe de Ullrich, a T-Mobile.

A informação não foi confirmada pela investigação policial e os organizadores do Tour a consideraram bastante vaga, insuficiente para barrar a participação de Ullrich neste momento.