Gerdemann vence e assume camisa amarela

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

O alemão Linus Gerdemann (T-Mobile) venceu a sétima etapa do Tour de France 2007, disputada entre Bourg em Bresse e Le Grand Bornand, com 197km. O jovem de 24 anos partiu para o ataque nos últimos 20 km e, com folgas, conquistou a primeira prova de altas montanhas na competição.

Com a vitória, a primeira de Gerdemann no Tour, o alemão assumiu a camisa amarela, que estava com o suíço Fabian Cancellara desde o prólogo. O ciclista da CSC, que cruzou atrás do pelotão, passou a linha de chegada com os dedos indicando o número sete, o mesmo tanto de dias que ficou com a camisa mais desejada pelos competidores.

A segunda colocação ficou com o espanhol Iñigo Landaluze (Euskatel), que cruzou 40 segundo atrás do vencedor. De quebra, ele também é o vice-líder do Tour de France. Atrás dele, seu compatriota David de la Fuente (Saunier-Duval), também terceiro no geral.

O pelotão, que tinha o alemão Andreas Klöden, o cazaque Alexandre Vinokourov (ambos da Astana) e o espanhol Alejandro Valverde (Caísse d’Epargne), por exemplo, chegou 3min38s atrás de Gerdemann.

O brasileiro Murilo Fischer completou a etapa de alta montanha – prova que, de longe, não é sua especialidade, na 141ª colocação, 21min10s distante do vencedor. Com isso, o décimo colocado na prova de ontem, é o 136º no geral, 28min41s atrás do novo camisa amarela.

Apesar da etapa de hoje distribuir muitos pontos na disputa pela camisa de bolinhas, o dono dela segue o mesmo: o francês Sylvain Chavanel (Cofidis), seguido pelo próprio Gerdemann. O dinamarquês Michael Rasmussen (Rabobank), “Rei das Montanhas” no ano passado, é o sétimo nessa classificação.

A etapa de amanhã, a oitava do Tour, também será de altas montanhas – até maiores que a de hoje. Ela será favorável aos escaladores, a exemplo de Rasmussen e o italiano Paolo Salvodelli (Astana). A disputa também será determinante para os ciclistas que buscam a camisa amarela.

16 ANOS
Hoje, dia 14 de julho, é uma data histórica para o ciclismo brasileiro. Há 16 anos, Mauro Ribeiro conquistou a única etapa vencida por um ciclista do Brasil no Tour de France.

Classificação da 7ª etapa – Bourg en Bresse – Le Grand Bornand, com 197 km:

1- Linus Gerdemann (ALE/T-Mobile) 4h53min13s
2- Iñigo Landaluze (ESP/Euskaltel), a 40s
3- David de la Fuente (ESP/Saunier-Duval), a 1min39s
4- Juan Maurício de la Fuente (COL/Barloworld), a 2min14s
5- Laurent Lefevre (FRA/Bouygues), a 2min21s
6- Fabian Wegmann (ALE/Gerolsteiner), a 3min32s
7- Juan Garate (ESP/Quick Step), a 3min38s
8- Xavier Florencio (ESP/Bouygues), m.t.
9- Christophe Moreau (FRA/Ag2r), m.t.
10- Alejandro Valverde (ESP/Caisse d’Epargne), m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após 7 etapas:

1-Linus Gerdemann (ALE/T-Mobile) 34h43min40s
2-Iñigo Landaluze (ESP/Euskaltel), a 1min21s
3- David de la Fuente (ESP/Saunier-Duval), a 2min45s
4- Laurent Lefevre (FRA/Bouygues), a 2min55s
5- Juan Maurício de la Fuente (COL/Barloworld), a 3min05s
6- Andreas Klöden (ALE/Astana), a 3min39s
7- Vladimir Gusev (RUS/Discovery), a 3min51s
8- Vladimir Karpets (RUS/Caisse d'Epargne), a 3min52s
9- Mikel Astarloza (ESP/Euskaltel), a 3min55s
10- Thomas Dekker (HOL/Rabobank), 3min57s