Fuga bem-sucedida

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

O francês Sylvain Calzati (Ag2r), de 27 anos, venceu a oitava etapa do Tour de France, disputada neste domingo entre Lorient e Saint Méen le Grand, com 181 km de extensão. Os primeiros postos da classificação geral não mudaram com este resultado.

O trajeto favorecia uma chegada em sprint massivo, mas isso acabou não acontecendo, pois o pelotão não se organizou como deveria nos últimos quilômetros. Três fugas aconteceram nos quilômetros iniciais e foram sucessivamente neutralizadas pelo pelotão.

No km 45, houve a fuga que acabou dando certo. Um grupo de seis ciclistas se destacou do pelotão: Sylvain Calzati, o finlandês Kjell Carlström (Liquigas), o francês Patrice Halgand (Crédit Agricole), o belga Mario Aerts (Davitamon), o americano David Zabriskie (CSC) e o alemão Matthias Kessler (T-Mobile). O quinteto chegou a ter 6 minutos de vantagem, que foi caindo gradativamente, dando a impressão de que o pelotão conseguiria alcançar os escapados. Equipes como Française des Jeux, Lampre, Phonak e Illes Balears tomaram as rédeas da perseguição em alguns momentos, mas nunca com a persistência necessária para que a iniciativa tivesse êxito.

Quando faltavam 32 km para o final, Calzati lançou um potente ataque, que apenas Halgand tentou seguir. Calzati isolou-se na ponta, abrindo cada vez mais vantagem sobre Halgand, que foi alcançado por Carlström. Com muita concentração e coragem, o atleta da Ag2r aumentou o ritmo, sem olhar para trás, e venceu com méritos, pedalando a 42,8 km/h de média. Atrás dele chegaram seus dois ex-companheiros de fuga e depois o pelotão.

Nesta segunda-feira não haverá etapa. Será o primeiro dos dois dias de descanso deste Tour de France. Na terça-feira será disputada a 9ª etapa entre Bordeaux e Dax, com 169,5 km de extensão.

Classificação da 8ª etapa, entre Saint-Méen e Grand-Lorient, com 181km:
1- Sylvain Calzati (FRA) AG2R 4h13min18s
2- Kjell Carlström (FIN) Liquigas a 2min06s
3- Patrice Halgand (FRA) Crédit Agricole m.t.
4- Robbie McEwen (AUS) Davitamon a 2min15s
5- Daniele Bennati (ITA) Lampre m.t.
6- Erik Zabel (ALE) Milram m.t.
7- Bernhard Eisel (AUT) Francaise des Jeux m.t.
8- Luca Paolini (ITA) Liquigas m.t.
9-Tom Boonen (BEL) Quick-Step m.t.
10- David Kopp (ALE) Gerolsteiner m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 8ª etapa:
1- Serhiy Honchar (UCR) T-Mobile 30h23min20s
2- Floyd Landis (EUA) Phonak a 1min
3- Michael Rogers (AUS) T-Mobile a 1min08s
4- Patrik Sinkewitz (ALE) T-Mobile a 1min45s
5- Marcus Fothen (ALE) Gerolsteiner a 1min50s
6- Andreas Klöden (ALE) T-Mobile m.t.
7- Vladimir Karpets (RUS) Illes Balears a 1min52s
8- Cadel Evans (AUS) Davitamon m.t.
9- David Zabriskie (EUA) CSC a 1min53s
10- Denis Menchov (RUS) Rabobank a 2min