Floyd Landis de camisa e bike amarelas

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR LEANDRO BITTAR

O americano Floyd Landis (Phonak) participa da etapa desta sexta-feira do Tour de France com a camisa amarela, conquistada com o 3º lugar na etapa de quinta. Isso todos já sabem. A curiosidade é que a BMC, empresa suíça que fornece as bicicletas para a equipe Phonak, produziu uma máquina especial para esse comemorar a liderança de Landis na classificação geral. Landis vai percorrer os 211,5 km entre Luchon e Carcassonne com um equipamento predominantemente amarelo.

A idéia não é inédita. Vários ciclistas, entre eles, o sprinter italiano Mario Cipollini, já pedalaram bikes especialmente feitas para essa situação. Atualmente, o pelotão do Tour traz duas bikes que fogem do padrão das equipes. O italiano Gilberto Simoni (Saunier Duval) pedala com uma Scott com detalhes em rosa, que remetem ao bicampeonato no Giro d`Italia. O belga Tom Boonen (Quick Step) tem sua bike com detalhes que evocam o título mundial obtido em 2005. Sua Time possui o desenho do arco-íris desenhado no quadro.

Com um percurso basicamente plano, a etapa de hoje não deve trazer muitas alterações na classificação e Floyd Landis pode voltar a competir com o equipamento nas etapas seguintes. Landis é um dos favoritos para vencer a competição.