Feito para Cadel Evans?

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Fernando Bittencourt

O percurso do Tour de France 2012 foi finalmente divulgado oficialmente nesta terça-feira (18) em uma cerimônia realizada em Paris e, ao que parece, agradou a maioria dos ciclistas e dirigentes, de um modo geral.

Andy Schleck, três vezes vice-campeão do Tour, reagiu positivamente ao ser informado sobre o percurso da prova, assim como seu irmão Frank (ambos da Leopard-Trek). A dupla luxemburguesa, que integrará a forte equipe RadioShack-Nissan-Trek a partir do ano que vem, possui expectativas muito boas para a disputa, mas destacam Cadel Evans, atual campeão, como principal favorito ao título.

“A prova causará certo nervosismo nas primeiras etapas, assim como neste ano. Haverá mais montanhas e seremos obrigados a pedalar ofensivamente. Posso dizer que considero Cadel Evans (BMC) favorito, mesmo porque ele geralmente se sai bem nos contrarrelógios, mas estou muito otimista para o próximo Tour, assim como estou contente com a minha equipe”, disse Andy.

Frank teve um discurso semelhante ao seu irmão. “O Tour de France foi feito para ser uma prova que cause suspense. O percurso do ano que vem propiciará aos ciclistas atacarem mais e os contrarrelógios poderão trazer muitas surpresas. Eu não vejo isso de um modo negativo”, disse Frank.

O tricampeão do Tour, Alberto Contador (Saxo Bank), foi objetivo e também destacou o favoritismo a Cadel Evans. O espanhol destacou que o título ficará com um ciclista completo, apesar de favorecer os contrarrelogistas.

“Vou me preparar bastante, entrar na briga e vamos ver no que vai dar. Sobre a escolha do percurso, não me agrada e nem me incomoda. Com certeza, teremos que atacar bastante desde o início, o que não acho ser algo ruim. O percurso não é tão favorável aos escaladores, mas sim aos especialistas em contrarrelógio, que se darão muito bem na prova, no entanto, os ciclistas completos sempre têm muitas chances nesta prova. Teremos grandes ciclistas como os irmãos Schleck, que vão tentar fazer a diferença, e Andreas Kloden, por exemplo, mas ainda aposto em uma excelente atuação de Cadel Evans”, opinou o espanhol.

Por fim, Bjarne Riis, proprietário da Saxo Bank, deu sua declaração sobre a mais glamourosa das grandes voltas. “Sem dúvidas, os ciclistas não poderão deixar nenhuma oportunidade passar e terão que atacar sempre que possível. Cadel Evans é um grande adversário, ainda mais depois de vencer o Tour de 2011, mas temos Contador como líder e, agora que conhecemos melhor a prova, é hora de trabalharmos em cima disto. No geral, estou bastante satisfeito com o percurso”, finalizou o dinamarquês.