Equipe americana prega o "ciclismo limpo"

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Daniel Balsa

A Slipstream quer levantar a bandeira do ciclismo “limpo”. A idéia dos dirigentes do time norte-americano é formar uma esquadra onde nenhum ciclista esteja envolvido com o doping e que tenha os mesmos propósitos defendidos pela equipe.

O time, que passará a ter o nome de Chipotle à partir do próximo ano, confirmou a contratação do britânico David Millar (ex-Saunier Duval), os norte-americanos David Zabriskie, Christian VandeVelde (ambos ex-CSC), o neo-zelandês Julian Dean (ex-Crédit Agricole) e do sueco Magnus Backstedt (ex-Liquigas).

Quem pode se juntar à equipe é o norte-americano George Hincapie, atualmente da Discovery. As informações são de que as negociações entre os dirigentes da Slipstream e o ciclista estão intensificadas.

Dos competidores em questão, Millar é o único que já se envolveu com o doping, sendo suspenso por dois anos. Após o cumprimento de sua pena, o britânico passou a defender o esporte limpo.

"Foi um período horrível para mim, mas é parte da pena. Eu percebi o que eu havia feito e fiquei envergonhado. Menti, trapaceei e me arrependi. Achei que nunca mais iria andar de bicicleta novamente”, disse o ciclista, após o final de sua pena.

"Em julho de 2005, eu assisti a o Tour de France na TV com os olhos de um garoto de 15 anos e me dei conta de que este esporte era tudo para mim", prosseguiu.

Diretor da equipe, Jonathan Vaughters declarou que ambiciona um convite para disputar o Tour de France 2008 e promete até 30% do orçamento do time para a Agência Mundial Antidopagem (Wada), promovendo a luta contra o doping.