Em vitória de Casar, Schleck é camisa amarela

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Tadeu Matsunaga

Sandy Casar (Française des Jeux) conquistou uma vitória memorável na 9ª etapa do Tour de France, após percorrer 204.5 km entre Morzine-Avoriaz – Saint-Jean-de-Maurienne. Foi o segundo triunfo de Casar na competição; o primeiro foi três anos atrás em Angouleme.

O francês superou Luis Leon Sanchez (Caísse d´Epargne) e Damiano Cunego (Lampre), seguido pelos dois favoritos ao título Alberto Contador (Astana) e Andy Schleck (Saxo Bank), que superaram seus principais rivais. O luxemburguês assumiu a camisa amarela com 41 segundos sobre Contador e 2min45s em relação a Samuel Sanchez.

A prova foi decidida na lendária escalada do Col de la Madaleine. Evans (BMC), Michael Rogers (Columbia), Carlos Sastre (Cervélo) e Bradley Wiggins (Sky) viram suas chances desaparecerem com o forte ritmo da Saxo Bank e Astana no pelotão.

Daniel Navarro causou o maior dano aos adversários, imprimindo um ritmo que só Contador e Schleck conseguiram acompanhar. O luxemburguês buscou uma série de ataques, mas o espanhol esteve sempre respondendo e seguiu na sua roda.

Samuel Sanchez lançava um ataque e partia isolado em busca dos favoritos, enquanto Denis Menchov, Levi Leipheimer e Robert Gesink formavam outro grupo, incapaz de buscar os líderes da prova. Ivan Basso, Lance Armstrong e Jurgen Van Den Broeck sobravam ainda mais.

No início da etapa, a fuga foi composta por 14 ciclistas: Thor Hushovd (Cervelo) foi acompanhado por Jerome Pineau (Quick Step), Jens Voigt (Saxo Bank), Cyril Gautier (BBOX), Luis Leon Sanchez (Caisse d’Epargne), José Ivan Gutierrez (Caisse d’Epargne), Christophe Moreau (Caisse d’Epargne) Sandy Casar (Francaise des Jeux), Rinaldo Nocentini (AG2R), Anthony Charteau (Bouygues Telecom bbox), Johannes Fröhlinger (Milram), Damiano Cunego (Lampre) e Rein Taaramae (Cofidis).

Hushovd aproveitou para somar pontos e manter a camisa verde (líder por pontos), mas logo deixou o grupo. No Col de la Madaleine, apenas Leon Sanchez, Casar, Cunego e Charteau mantiveram-se na fuga. Schleck, Contador e Moreau buscavam os escapados, enquanto Samu Sanchez já não tinha pernas para seguir na captura do grupo.

No último quilômetro, Schleck e Contador alcançaram os quatro ciclistas da fuga. Andy atacou em busca de mais uma vitória na competição, mas Casar superou o luxemburguês no sprint final e ficou com a vitória.

Classificação Etapa

1 Sandy Casar (Fra) Française des Jeux 5:38:10
2 Luis León Sánchez Gil (Spa) Caisse d’Epargne
3 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Farnese Vini
4 Christophe Moreau (Fra) Caisse d’Epargne 0:00:02
5 Anthony Charteau (Fra) Bbox Bouygues Telecom
6 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana
7 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank
8 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel – Euskadi 0:00:52
9 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:02:07
10 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack

Classificação Geral

1 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank 43:35:41
2 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 0:00:41
3 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel – Euskadi 0:02:45
4 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0:02:58
5 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:03:31
6 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack 0:03:59
7 Robert Gesink (Ned) Rabobank 0:04:22
8 Luis León Sánchez Gil (Spa) Caisse d’Epargne 0:04:41
9 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:05:08
10 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Doimo 0:05:09