Decisão do Tour era previsível

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR CHRISTIAN BAINES

De acordo com o site norte-americano Cyclingnews, a organização do Tour havia recebido, na noite de quinta-feira, o relatório final da investigação do escândalo de doping e estudava o que fazer. Jean-Marie Leblanc, supervisor-geral da prova, afirmou que se as equipes não tomassem uma atitude, o próprio Tour adotaria uma posição. Leblanc lembrou o código de ética firmado pelas equipes, determinando o afastamento preventivo de atletas envolvidos em casos de doping.

Christian Prudhomme, diretor-geral da prova, elogiou justamente essa posição da equipe alemã T-Mobile em afastar de maneira preventiva os ciclistas Jan Ullrich e Óscar Sevilla, e o diretor esportivo Rudy Pevenage.

Tour rejeita decisão da TAS

A decisão do TAS (Tribunal de Arbitragem Desportiva) de permitir a participação da equipe Astaná-Wurth não foi acatada pelos organizadores do Tour. TAS, apesar de liberar a participação da equipe, reconhece que a organização tem autonomia de escolher qual decisão tomar para preservar a credibilidade da prova e defender os interesses do ciclismo mundial.

Lista dos 31 atletas suspensos até o momento

Dessa relação, seis ciclistas estavam selecionados para participar do Tour de France. O italiano Ivan Basso, vencedor do Giro d´Italia, e o alemão Jan Ullrich, vencedor da edição de 1997 do Tour, eram dois dos favoritos para vencer a edição deste ano.

(Atletas em negrito participariam do Tour)

Astaná-Würth: Michele Scarponi, Marcos Serrano, David Etxebarria, Joseba Beloki, Angel Vicioso, Isidro Nozal, Unai Osa, Jörg Jaksche

CSC: Ivan Basso

Caisse d`Epargne-Illes Balears: Constantino Zaballa

Saunier Duval: Carlos Zarate

Ag2r: Francisco Mancebo

T-Mobile: Jan Ullrich, Óscar Sevilla

Phonak: José Enrique Gutierrez, José Ignácio Gutierrez

Comunidad Valenciana: Vicente Ballester, David Bernabeu, David Blanco Rodriguez, Jose Adrian Bonillla, Juan Gomis Lopez, Eladio Jimenez, David Latasa, Javier Pascual, Ruben Plaza, J.Luis M. Jimenez

Unibet.Com: Carlos Garcia Quesada

Atletas que já cumpriam punição por doping: Roberto Heras, Angel Casero, Santiago Perez, Tyler Hamilton