Contador nega título antecipado

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Tadeu Matsunaga

Missão cumprida foi o lema de Alberto Contador (Astana) após o encerramento da 17ª etapa do Tour de France 2010, entre Pau e o Col du Tourmalet. O espanhol manteve 8 segundos de vantagem sobre Andy Schleck (Saxo Bank); supondo que as coisas se mantenham em Bordeaux, será o último a largar no CRI de sábado, já tendo analisado seus concorrentes.

Contador disse que sentiu-se bem durante toda a etapa, até chegar ao topo do Tourmalet. “ Me senti tão bem quanto em Mende” afirmou. “Andy estava muito forte e manteve um ritmo muito rápido. Eu sabia que ele tentaria surpreender e abrir vantagem para os demais, mas era mais fácil para mim porque tudo que eu tinha a fazer era observá-lo. A vitória da etapa realmente não era tão importante, eu estava pensando mais na classificação geral.”

O espanhol reconheceu que atacou o luxemburguês a 5 km do cume do Tourmalet para provar que estava em condições e que tinha pernas para lutar pela vitória. Questionado sobre a conversa que ambos tiveram na escalada, o bicampeão foi direto: “ As coisas que são ditas dentro da competição por lá ficam”, sem revelar o assunto.

Ele negou que seu desempenho não tenha sido tão bom quanto o de 2009, e enfatizou que este ano o Tour apresentou muito mais dificuldades. “Foi muito duro este ano e eu fui mais conservador, sem atacar muito ou precisar disso. Posso confirmar que tenho dados que provam que meu desempenho é tão bom quanto no ano passado. Hoje me senti muito bem, como na etapa em Mende. O mais importante foi manter a posição e sonhar com o título em Paris.”

“Minha forma hoje foi muito boa e espero que permaneça comigo para a crono. A coisa mais importante hoje era não perder tempo. Não há dúvida de que o Andy é muito forte e estou esperando um contrarrelógio de alto nível com ele.”

Após um tempo, Contador ainda brincou sobre sua suposta queda de rendimento. “Também, estou ficando velho.”

Por fim, Alberto Contador disse que não tem a pretensão de conquistar sete títulos como Lance Armstrong. “ Eu não estou pensando em ganhar 7 Tours. Estou esperando e estou desejando minha terceira vitória, mas eu não consegui ainda. Ainda tenho três dias complicados para pedalar. Eu estou levando minha carreira ano após anos, sem apressar nada, vou ter a oportunidade de refletir sobre questões como essa mais adiante”, encerrou.