Contador mostra sua força a Andy

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Leandro Bittar/ Tadeu Matsunaga

Joaquím Rodriguez (Katusha) foi o vencedor da 12a etapa do Tour de France 2010 após 210,5 km entre Bourg-de-Péage a Mende. Ele foi o único capaz de acompanhar o ataque fulminante de Alberto Contador (Astana), que deu uma demonstração do seu favoritismo, atacando no final da última subida e cruzando a linha de chegada 10s à frente de Andy Schleck (Saxo Bank).

O resultado não foi suficiente para o bicampeão roubar a liderança do luxemburguês – ntalvez não fosse o momento ideal para ele fazer isso -, mas Contador reduziu sua desvantagem para apenas 31s e mostrou para Schleck que as montanhas continuam sendo sua casa.

Os principais favoritos lutavam na última escalada do dia – Montée Laurent Jalabert, em Mende. Jurgen Van Den Broeck (Omega Pharma), iniciou os ataques, seu movimento gerou uma aceleração de Alberto Contador, que tinha Schleck em sua roda.

Com Rodriguez auxiliando no trabalho, os dois iniciaram a descida, enquanto Andy Schleck foi obrigado a persegui-los, perdendo dez segundos, mas ainda assim permanecendo com a camisa amarela.

A etapa começou com um grupo de 18 ciclistas na fuga. Alexander Vinokourov (Astana), Andreas Klöden (Radio Shack), Ryder Hesjedal (Garmin-Transitions), Sandy Casar (FDJ), Thor Hushovd (Cervélo), Mario Aerts (Omeag Pharma-Lotto), Kanstantsin Siutsou (Columbia-HTC), Mauro Santambrogio (BMC), Carlos Etapa Barredo (Quick), Charteau Anthony (a Bouygues Telecom), Vasil Kiryienka e Mathieu Perget (Caisse d’Epargne), Christophe Kern, Amael Moinard e Remi Pauriol (Cofidis) , Gorka Verdugo (Euskaltel-Euskadi), Grega Bole (Lampre), Rafael Valls Ferri (Footon-Servetto).

Enquanto Hushovd fazia-se presente para conseguir os pontos que lhe devolveriam a camisa verde e Charteau para assumiu a camisa de bolinhas vermelhas, Klöden, Vinokourov, Hesjedal ofereciam perigo a Saxo Bank, que passava a trabalhar na cabeça do pelotão.

Com 48 km para a meta, Vino lançou um forte ataque da fuga, levando ao seu lado Kiryenka, Kloden e Hesjedal, colocando quase 4 minutos sobre o grupo principal. Cervélo e Lampre se juntavam a Saxo Bank e tentavam neutralizar os escapados.

Kloden e Hesjedal foram neutralizados a 10 km do final. Vinokourov e Kiryenka seguiram juntos, mas por pouco tempo. O bielorrusso não teve pernas para acompanhar o cazaque, que seguiu sozinho, com 1min24s de vantagem.

Porém, próximo ao topo, Contador e Rodriguez atacaram e não foram acompanhados. Vino acabou superado. No sprint, o ciclista da Katusha levou a melhor e conquistou uma grande vitória para a equipe russa.

Schleck, Denis Menchov (Rabobank) e Samuel Sanchez (Euskaltel) ficaram 10 segundos atrás de Alberto Contador, enquanto Levi Leipheimer (RadioShack) acabou 17 segundos atrás do espanhol.

Lance Armstrong (Radioshack) voltou a ter um desempenho abaixo do esperado e perdeu mais 3min35s em relação ao campeão da etapa, Rodriguez.

Classificação Etapa

1 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 4:58:26
2 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana
3 Alexander Vinokourov (Kaz) Astana 0:00:04
4 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:00:10
5 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank
6 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel – Euskadi
7 Andreas Klöden (Ger) Team Radioshack
8 Denis Menchov (Rus) Rabobank
9 Robert Gesink (Ned) Rabobank 0:00:15
10 Roman Kreuziger (Cze) Liquigas-Doimo

Classificação Geral

1 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank 58:42:01
2 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 0:00:31
3 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel – Euskadi 0:02:45
4 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0:02:58
5 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:03:31
6 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack 0:04:06
7 Robert Gesink (Ned) Rabobank 0:04:27
8 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:04:58
9 Luis León Sánchez Gil (Spa) Caisse d’Epargne 0:05:02
10 Roman Kreuziger (Cze) Liquigas-Doimo 0:05:16

DESCULPEM PELA QUALIDADE DO VÍDEO, MAS FICA O REGISTRO: