Comunidad Valenciana excluída do Tour

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

Os organizadores do Tour de France, que começa no próximo dia 1º, anunciaram a exclusão da equipe espanhola Comunidad Valenciana devido ao envolvimento de um de seus ex-diretores, Ignácio Labarta, no escândalo de doping que estourou no fim do mês passado na Espanha, no qual também está implicado Manolo Saiz, diretor esportivo da equipe Astaná-Wurth.

A equipe Comunidad Valenciana disputa o circuito UCI Europa Tour e por isso ganhou o direito de participar graças a um convite da organização, pois a prova francesa é reservada às equipes do circuito UCI Pro Tour. Esta é a segunda vez que a equipe é afastada do Tour. A primeira aconteceu em 2004, quando o ex-ciclista Jesús Manzano denunciou práticas de doping organizado na equipe.

Como a Comunidad Valenciana era convidada, não foi difícil excluí-la da competição. Em relação a Astaná-Wurth, equipe do UCI Pro Tour que tem direito adquirido de participar, a exclusão depende da UCI (União Ciclística Internacional) e da comissão de licenças da entidade. Em nota oficial, os organizadores do Tour de France afirmam aguardar “uma rápida decisão da comissão em relação à presença na prova de uma equipe na qual um dos principais acionistas [Manolo Saiz] está sendo processado por causa de doping”. A afirmação pressiona a UCI e mostra que o Tour decidiria pela exclusão da Astaná-Wurth caso a questão estivesse sob sua alçada.

O regulamento do circuito UCI Pro Tour impõe aos organizadores das provas a escalação das 20 equipes que integram este “clube”, que representa a elite do ciclismo mundial. A comissão de licenças deve examinar se as equipes cumprem o “código ético” pactuado por todas elas e tomar uma decisão, que poderia causar a retirada da licença e a expulsão do circuito.