Ciclistas preparam protesto contra o doping

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Daniel Balsa

Indignados com os escândalos de doping que abalam o ciclismo, alguns competidores devem organizar um protesto contra esta situação. Eles pretendem abandonar o Tour de France 2007 poucos metros antes do final da prova, que será encerrada neste domingo, em Paris.

Quem confirma a informação é o alemão Rolf Aldag, diretor da T-Mobile. “O objetivo deste gesto é dar um sinal de um ciclismo limpo”, falou.

O alemão Marcus Burghardt, da mesma equipe, também deve fazer parte da manisfestação. “Só não sei o número de ciclistas que participarão deste protesto”, declarou.

Este seria o segundo manifesto organizado pelo “Grupo por um ciclismo limpo”, formado pela própria T-Mobile, Gerolsteiner, Française des Jeux, Bouygues, Agritubel, Ag2r, Crédit Agricole e pela Cofidis – que já abandonou a competição em decorrência do doping do italiano Cristian Moreni.

O primeiro aconteceu pouco antes da 16ª etapa, na cidade de Orthez. Ciclistas das seis equipes sentaram na pista exigindo aos times, a União Internacional de Ciclismo (UCI) e a organização do Tour medidas contra o doping.