Ciclistas enviam sangue para mostrar inocência

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR LEANDRO BITTAR

Os vinte ciclistas da equipe espanhola Comunidad Valenciana aproveitaram os exames médicos trimestrais obrigatórios exigidos pela UCI para, em iniciativa própria, submeterem-se a uma série de avaliações sanguíneas e enviá-las ao Conselho Superior de Esportes e à Federação Espanhola de Ciclismo.

Os atletas querem que essas instituições avaliem esses exames e as respectivas amostras de sangue quando acharem oportuno, tanto para buscar substâncias dopantes quanto para comparar o material com as bolsas de sangue encontradas durante as investigações sobre o escândalo de doping que explodiu no fim de maio na Espanha.

Desde o princípio, a Comunidad Valenciana se afirmou disposta a passar por todos os controles necessários para que fosse desmentida sua vinculação como o caso. Incomodados com a lentidão do processo, os atletas optaram em tomar eles mesmos a iniciativa de dar aos órgãos competentes as condições de avaliar qualquer irregularidade.

A Comunidad Valenciana, dirigida por Vicente Belda, foi citada como uma das equipes envolvidas no escândalo, já que seu então diretor-adjunto, Ignacio Labarta, seria parceiro do principal acusado, o médico Eufemiano Fuentes. Fuentes afirmou à imprensa que o escândalo não tinha nenhuma relação com a equipe valenciana.

Em meio a toda essa confusão, os organizadores do Tour de France retiram o convite para que o time espanhol participasse da prova. Sem comprovações, outra equipe citada, a Astaná-Wurth, estará presente na competição.