Cavendish prova que é o rei do sprint

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Tadeu Matsunaga

Mark Cavendish (Columbia) conquistou mais uma vitória no Tour de France ao vencer a 11ª etapa – um percurso de 184.5km com encerramento em Bourg-lès-Valence. O britânico assegurou sua terceira vitória na competição, após superar Alessandro Petacchi (Lampre) e Tyler Farrar (Garmin).

O luxemburguês Andy Schleck (Saxo Bank) manteve a camisa amarela à frente de Alberto Contador (Astana) e Samuel Sanchez (Euskaltel Euskadi), segundo e terceiro respectivamente.

O Tour viveu mais um dia com etapa de transição. O pelotão, mais uma vez, descansou durante a prova, e deixou o trabalho com os escapados e os sprinters, que tinham mais uma oportunidade pela frente.

Porém, nenhum deles teve capacidade para frear Cavendish. O ciclista da Ilha de Man, após um início de temporada irregular, retornou com força total no Tour, e superou as vitórias iniciais de Petacchi. Com as três conquistas obtidas neste Tour, o britânico alcançou seu décimo terceiro triunfo na história da “Grande Volta” – quatro em 2008 e seis em 2009.

Apesar da vitória inquestionável; um fato criou polêmica no último quilômetro da etapa. Renshaw, embalador de Cavendish, ao buscar uma melhor posição para o sprint, interferiu na trajetória de Julian Dean, da Garmin, com cabeçadas. O gesto foi analisado pelos comissários do Tour que decidiram expulsar Renshaw da competição.

A etapa contou com uma fuga formada por Geslin (Bouygues), Auge (Cofidis) e Benítez (Footon), que foram controlados o tempo inteiro pelotão. Com cerca de 20 km para o encerramento Geslin foi neutralizado e, quilômetros à frente, Auge e Benitez não resistiram ao ritmo do grupo principal.

Chavanel (Quick Step) e Popovych (Radio Shack) lançaram um ataque no pelotão com menos de 10 km, mas logo foram capturados pelo pelotão. No sprint final, após a confusão envolvendo Dean e Renshaw, Cavendish bateu Petacchi e Farrar.

Na classificação geral, Andy Schleck teve uma etapa tranqüila e manteve a camisa amarela, assim como os demais favoritos. Nesta sexta-feira teremos uma etapa de 210.5 km entre Bourg de Péage e Mende ; uma etapa mista com cinco montanhas, onde podem acontecer surpresas.

Classificação Etapa

1 Mark Cavendish (GBr) Team HTC – Columbia 4:42:29
2 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre-Farnese Vini
3 Tyler Farrar (USA) Garmin – Transitions
4 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Caisse d’Epargne
5 Robbie McEwen (Aus) Team Katusha
6 Yukiya Arashiro (Jpn) Bbox Bouygues Telecom
7 Thor Hushovd (Nor) Cervelo Test Team
8 Lloyd Mondory (Fra) AG2R La Mondiale
9 Jurgen Roelandts (Bel) Omega Pharma-Lotto
10 Gerald Ciolek (Ger) Team Milram

Classificação Geral

1 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank 53:43:25
2 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 0:00:41
3 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel – Euskadi 0:02:45
4 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0:02:58
5 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:03:31
6 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack 0:03:59
7 Robert Gesink (Ned) Rabobank 0:04:22
8 Luis León Sánchez Gil (Spa) Caisse d’Epargne 0:04:41
9 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:05:08
10 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Doimo 0:05:09