Cancellara supera sprinters e vence 3ª etapa

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por: Daniel Balsa

O suíço Fabian Cancellara (CSC) conquistou a vitória da terceira etapa do Tour de France 2007, disputada entre Waregem, na Bélgica, e Compiègne, na França. O campeão mundial de contra-relógio cruzou os 236 quilômetros logo à frente do alemão Erik Zabel (Milram).

Com o resultado, surpreendente por sinal, Cancellara segue com a camisa amarela e amplia para 33 segundos sua vantagem para o alemão Andreas Klöden (Astana), já que conquistou bônus por vencer esta etapa.

A prova também indicou o quanto o suíço está bem preparado. Nos últimos instantes, o líder do Tour utilizou sua principal característica – manter a velocidade constante por um certo período –, apesar de já ter pedalado mais de 230 quilômetros. Ultrapassou quatro ciclistas, que faziam uma fuga, e se manteve à frente dos sprinters para cruzar a linha de chegada em primeiro.

A terceira colocação da etapa ficou com o italiano Danilo Napolitano (Lampre), seguido pelo belga Tom Boonen (Quick Step), dono da camisa verde. Aliás, o ciclista acabou atrapalhando o australiano Robbie McEwen (Predictor) na chegada, ao fechá-lo e impediu de completar seu sprint.

Único brasileiro na disputa, Murilo Fischer (Liquigas) cruzou na 34ª colocação, no mesmo pelotão dos primeiros colocados.

A PROVA

A etapa de hoje foi marcada pelo ritmo lento imposto pelo pelotão. A “lentidão” durou até pouco depois da terceira meta volante, quando o francês Stéphane Augé (Cofidis) – novo detentor da camisa de bolinhas, referente ao melhor montanhista – e o belga Frederik Willems (Liquigas) escaparam para se juntar a fuga realizado pelos franceses Matthieu Ladagnous (Française de Jeux) e Nicolas Vogondy (Agritubel).

Os quatro ciclistas, após se agruparem, foram juntos até poucos metros antes da linha de chegada, quando não suportaram o ritmo imposto por Cancellara e todo o pelotão.

A única queda da prova envolveu o russo Alexandre Botcharov (Crédit Agricole) e o belga Gert Steegmans (Quick Step). O vencedor da etapa de ontem ainda pediu assistência do carro médico, já que sentia um incomodo no joelho esquerdo.

Classificação da 3ª etapa – Waregem – Compiegè, com 236 km:

1- Fabian Cancellara (SUI/CSC) 6h36min15s
2- Erik Zabel (ALE/Milram), m. t.
3- Danilo Napolitano (ITA/Lampre), m. t.
4- Tom Boonen (BEL/Quick Step), m. t.
5- Robert Hunter (AFS/Barloworld), m. t.
6- Robert Förster (ALE/Gerolsteiner), m. t.
7- Robbie McEwen (AUS/Predictor), m. t.
8- Bernhard Eisel (AUT/ T-Mobile), m. t.
9- Mark Cavendish (GBR/T-Mobile), m. t.
10- Heinrich Haussler (ALE/Gerolsteiner), m. t.
34- Murilo Fischer (BRA/Liquigas), m. t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL, após a 3ª etapa:

1- Fabian Cancellara (SUI/CSC) 15h12min08s
2- Andreas Klöden (ALE/Astana), a 33s
3- David Millar (GBR/Saunier Duval), a 41s
4- George Hincapie (EUA/Discovery), a 43s
5- Bradley Wiggins (GBR/Cofidis), m. t.
6- Vladimir Gusev (RUS/Discovery), a 45s
7- Tom Boonen (BEL/Quickstep), a 46s
8- Vladimir Karpets (RUS/Caisse d'Epargne), m. t.,
9- Thor Hushovd (NOR/Crédit Agricole), a 49s
10- Miker Astarloza (ESP/Euskaltel), m. t.