Bennati vence pela primeira vez no Tour

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Daniel Balsa

O italiano Daniele Bennati venceu pela primeira vez uma etapa do Tour de France. O triunfo veio nesta quinta-feira, quando o ciclista da Lampre cruzou em primeiro os 188 km da prova entre Pau e Castelsarrasin.

No quilômetro 5, Bennati e outros sete ciclistas iniciaram uma fuga. O pelotão, cansado após três etapas de altas montanhas, preferiu administrar a situação, já que nenhum dos competidores que partiram na frente ameaçava os principais classificados na disputa.

Prova de tal administração é o fato do ritmo dos escapados ter sido superior ao do pelotão durante quase toda a prova, com a vantagem superando a margem dos 10 minutos.

Quando restavam 15 quilômetros para o final, o alemão Jens Voigt (CSC) realizou um ataque na fuga. Ele foi acompanhado pelo suíço Martin Elmiger (Ag2r), o alemão Markus Fothen (Gerolsteiner) e Bennati.

Voigt ainda tentou por mais duas vezes se desvencilhar de seus adversários, assim como Fothen, que realizou um ataque, mas nenhum dos dois ciclistas obtiveram êxito em suas tentativas.

Entrando no último quilômetro, os quatro competidores se marcaram, com algumas freadas para acompanhar o ritmo dos rivais. Fothen iniciou o sprint faltando 500 metros e foi acompanhado somente por Bennati, que obteve êxito em seu contra-ataque para ficar com a vitória. Elmiger cruzou em terceiro, com Voigt em quarto.

Sem brigas por posição no final, cruzaram, em seguida, o britânico David Millar (Saunier Duval) e os italianos Matteo Tosatto (Quick Step), Manuel Quinziato (Liquigas) e Daniele Righi (Lampre).

Já a nona colocação foi disputada por boa parte do pelotão. Valendo 17 pontos na disputa pela camisa verde – referente ao melhor sprinter –, a Quick Step lançou o belga Tom Boonen e concluiu sua meta com êxito. O ciclista ampliou sua vantagem nesta classificação para o sul-africano Robert Hunter (Barloworld) e o alemão Erik Zabel (Milram), segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Terminando na 20ª posição e junto do pelotão, o espanhol Alberto Contador (Discovery) assumiu a liderança do Tour de France e vestirá a camisa amarela na etapa de amanhã. O ciclista foi beneficiado pela exclusão do dinamarquês Michael Rasmussen, então líder da prova, da Rabobank.

Contador, após a etapa desta quarta-feira, chegou a parabenizar Rasmussen pelo título, dizendo que a vantagem imposta por ele não seria possível de reverter.

Único brasileiro na disputa, Murilo Fischer (Liquigas) terminou a prova de hoje na 24ª colocação, no mesmo ritmo do pelotão, há 9min39s do vencedor.

A etapa desta sexta-feira, que será disputada entre Cahors e Angoulême (211 km), terá percurso predominantemente plano e a chegada deve ser massiva, o que beneficia os sprinters, como é o caso de Fischer. Entretanto, de acordo com a “ESPN”, o brasileiro revelou que pensa em realizar uma fuga.

Camisa branca com bolinhas

Com o afastamento de Rasmussen por parte da Rabobank, o colombiano Mauricio Soler (Barloworld) entrou na 17ª etapa do Tour de France com a possibilidade de consagrar-se campeão da classificação por montanhas. Foi o que, de fato, aconteceu.

Para lograr o título, resta ao sul-americano apenas completar a competição e ficará com a camisa branca com bolinhas desta edição.

Classificação da 17ª etapas – Pau – Castelsarrasin, com 188 km:

1- Daniele Bennati (ITA/Lampre) 4h14min04s
2- Markus Fothen (ALE/Gerolsteiner), m.t.
3- Martin Elmiger (SUI/Ag2r), m.t.
4- Jens Voigt (ALE/CSC), m.t.
5- David Millar (GBR/Saunier Duval), a 2min41s
6- Matteo Tosatto (ITA/Quick Step), a 2min43s
7- Manuel Quinziato (ITA/Liquigas), a 3min20s
8- Daniele Righi (ITA/Lampre), m.t.
9- Tom Boonen (BEL/Quick Step), a 9min37s
10- Sébastien Chavanel (FRA/Française Des Jeux), m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após 17 etapas:

1- Alberto Contador (ESP/Discovery) 80h42min08s
2- Cadel Evans (AUS/Predictor), a 1min53s
3- Levi Leipheimer (EUA/Discovery), a 2min49s
4- Carlos Sastre (ESP/CSC), a 6min06s
5- Haimar Zubeldia (ESP/Euskaltel), a 6min29s
6- Alejandro Valverde (ESP/Caisse d'Epargne), a 10min18s
7- Kim Kirchen (LUX/T-Mobile), a 11min36s
8- Yaroslav Popovych (UCR/Discovery), a 12min50s
9- Mauricio Soler (COL/Barloworld), a 13min31s
10- Miker Astarloza (ESP/Euskaltel), a 13min42s