Armstrong teme por sua segurança no Tour

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Cesar Candido dos Santos

As duras montanhas, os contra-relógios e os adversários não são barreiras para que Lance Armstrong (Astana) participe da próxima edição do Tour de France. O que mais preocupa o norte-americano, maior vencedor da história da competição, com sete títulos, é a falta de segurança que pode encontrar durante a prova, pois não conta com a simpatia do povo francês.

“Não quero competir em um lugar inseguro. Ao escutar o que dizem de mim na França, sinto muita agressividade e raiva. As competições de ciclismo são realizadas em espaços abertos, o contato com milhares de pessoas é normal, e isto pode ser perigoso”, declarou o ciclista, que ainda não decidiu se brigará ou não pela camisa amarela em 2009.

Mesmo após três anos parado, Armstrong acredita que está melhor preparado fisicamente do que na época de sua aposentadoria, e garantiu que tem o mesmo desejo de vitória de 1999, quando superou um câncer para se tornar um dos maiores atletas do planeta.

“Estou muito melhor na parte física e mental. Sou mais forte e tenho a mesma motivação de 1999, quando voltei ao ciclismo depois de minha doença”, afirmou o corredor, que já confirmou presença no Giro d´Italia.

O encontro
No próximo dia 30 de novembro, Lance Armstrong se concentrará com os demais companheiros de Astana e iniciará a preparação para a temporada 2009. Os treinamentos serão em Tenerife, na Espanha, e o norte-americano pela primeira vez vai ficar ao lado do espanhol Alberto Contador, principal ciclista da atualidade e campeão do Giro d´Italia e da Vuelta a España 2008.