Armstrong começa com o pé direito o Tour

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Tadeu Matsunaga

Com um desempenho impressionante, Lance Armstrong (RadioShack) alcançou a quarta colocação no prólogo do Tour de France 2010.

O heptacampeão do Tour marcou o tempo de 10min22seg – 22 segundos atrás de Fabian Cancellara, mas conseguiu ficar à frente de todos seus rivais na luta pelo título. O espanhol Alberto Contador ficou em sexto lugar a 5 segundos de Armstrong, enquanto Andy Schleck marcou apenas a 122ª posição.

Questionado sobre sua performance, Armstrong disse: “Eu acho que ao longo da competição posso melhorar ainda mais. Tive a contratempos, obviamente, mas estou bastante satisfeito com o resultado.”

Lance Armstrong, que recentemente enfrentou sérias acusações de doping do ex-ciclista Floyd Landis, mostrou-se tranqüilo. O norte-americano é apontado como por muitos como usuário de substâncias proibidas desde 1999, quando venceu seu primeiro Tour.

“Foram dez anos, dez anos. Não é nada novo tudo isso. Alguma coisa? Fizemos exames nesta manhã”, disse Armstrong. “Por anos, as histórias sensacionalistas – com base em alegações de pessoas de péssimo caráter – vieram à tona na véspera do Tour por razões de publicidade, é lamentável.”

Com 38 anos de idade, Armstrong acredita estar melhor fisicamente do que no último ano, quando retornou as competições e terminou em 3º lugar. Para ele, sua preparação – abdicando do Giro d´Italia e conquistando o vice-campeonato na Volta da Suíça- foi essencial para sua performance.

“Eu acho que estou um pouco à frente do que 2009, para ser honesto”, disse Armstrong. “Há muitas diferenças em relação ao ano passado. Fiz o Giro, tive uma pausa de um mês, mas pelo menos este ano eu tive provas em junho. Fiz treinamentos e aprimorei meus tempos e a potência, estou feliz.”

Em relação ao futuro dentro do Tour de France, o norte-americano manteve a tranqüilidade. “São três semanas de prova. São muitas variáveis e um percurso durríssimo. Hoje tive um bom desempenho, mas não posso deixar de lembrar que alguns enfrentaram um percurso com chuva. Vamos aos poucos”, finalizou.