A Discovery está viva

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

POR LEANDRO BITTAR

Uma vitória para sacudir a poeira. Esse deve ser o sentimento da equipe americana Discovery após o sucesso do ucraniano Yaroslav Popovych na 12ª etapa, disputa nesta sexta-feira, entre Luchon e Carcassonne. Famosa com o sucesso do americano Lance Armstrong, a Discovery parecia estar perdida nesta edição do Tour. Ao começar a etapa de hoje, o time tinha como melhor colocado na classificação geral o português José Azevedo, apenas na 18ª posição. Além disso, viu um dos principais ciclistas do pelotão, o italiano Paolo Savoldelli abandonar a prova. Popovych assumiu a 10ª colocação e pode ser a chance do time para se manter na briga. Na liderança, permanece o americano Floyd Landis (Phonak), que fez uma etapa conservadora.

Mesmo desgastados com a etapa de ontem, quando encararam as fortes escaladas dos Pireneus, os ciclistas imprimiram um ritmo forte hoje. Vários ataques foram ensaiados pelos atletas até que, faltando 112 km para o final, Popovych, o italiano Alessandro Ballan (Lampre), o espanhol Óscar Freire (Rabobank) e o francês Christophe Le Mevel (Crédit Agricole) lançaram uma fuga que seguiria até os quilômetros finais.

O pelotão, controlado pela equipe Phonak, do líder Floyd Landis, assistiu à briga dos quatro ciclistas, que mantiveram uma vantagem em torno de 4 minutos todo o tempo. Nos cinco quilômetros finais, os escapados, que trabalharam juntos em toda a fuga, começaram a disputar a vitória. No primeiro ataque, Le Mevel ficou para trás, encerrando o sonho dos franceses em ver um compatriota vencendo no dia 14 de julho, dia da queda da Bastilha. Em seguida, Popovych ensaiou vários ataques, até que, faltando menos de 3 km, ele partiu sozinho para a vitória. Alessandro Ballan chegou em segundo e Óscar Freire terminou na terceira colocação.

Na chegada do pelotão, todo mundo saiu satisfeito. Pela primeira vez esse ano, o belga Tom Boonen (Quick Step) conseguiu se impor em um sprint, superando o australiano Robbie McEwen (Davitamon). McEwen não se incomodou, já que manteve a camisa verde. O espanhol David de la Fuente (Saunier Duval) segue com a de melhor escalador e o alemão Marcus Föthen (Gerolsteiner) com a branca de melhor jovem. Floyd Landis manteve a liderança, e compete novamente amanhã com a camisa amarela.

Neste sábado, a 13ª etapa é entre Béziers e Montélimar. Com 230 km, é a mais longa do Tour 2006. O percurso é plano e a vitória pode ser decidida no sprint. Os ciclistas competem sábado e de domingo com a cabeça na etapa de segunda-feira, entre Gap e o tradicionalíssimo Alpe d’Huez, com 187 km.

Classificação da 12ª etapa, entre Luchon e Carcassonne, com 211,5 km:
1- Yaroslav Popovych (UCR) Discovery 4h34min58s
2- Alessandro Ballan (ITA) Lampre a 27s
3- Óscar Freire (ESP) Rabobank a 29s
4- Christophe Le Mevel (FRA) Crédit Agricole a 35s
5- Tom Boonen (BEL) Quick-Step a 4min25s
6- Robbie McEwen (AUS) Davitamon m.t.
7- Francisco Ventoso (ESP) Saunier Duval m.t.
8- Erik Zabel (ALE) Milram m.t.
9- Daniele Bennati (ITA) Lampre m.t.
10- Thor Hushovd (NOR) Crédit Agricole m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 12ª etapa:
1- Floyd Landis (EUA) Phonak 53h57min30s
2- Cyril Dessel (FRA) Ag2r a 8s
3- Denis Menchov (RUS) Rabobank a 1min01s
4- Cadel Evans (AUS) Davitamon a 1min17s
5- Carlos Sastre (ESP) CSC a 1min52s
6- Andreas Klöden (ALE) T-Mobile a 2min29s
7- Michael Rogers (AUS) T-Mobile a 3min22s
8- Juan Miguel Mercado (ESP) Agritubel a 3min33s
9- Christophe Moreau (FRA) Ag2r a 3min44s
10- Yaroslav Popovych (UCR) Discovery a 4min15s