"Tudo isso é falso", declara Vinokourov

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Daniel Balsa

Pego no exame antidoping após o contra-relógio deste sábado, no qual saiu vencedor, o cazaque Alexandre Vinokourov (Astana) afirmou ao jornal francês “L’Équipe” que é inocente e que, na verdade, é vítima de uma nova conspiração.

Ontem a organização do Tour de France anunciou que o ciclista foi pego por ter feito uma transfusão de sangue, método utilizado para “purificar” o organismo do atleta, com a intenção de melhorar seus resultados.

“Não acredito que meu teste deu positivo. Tudo isso é falso. Acho que sou vítima de uma nova consipiração. Isso é assim há meses e agora fizeram isso”, disse Vino.

Insistindo em sua inocência, o cazaque declarou que sua queda na primeira semana do Tour pode ter sido o motivo para uma “alteração” em seu organismo.

“Nunca me dopei, pois não é desta maneira que enxergo meu oficio. Isto pode ser um erro devido a minha queda. Falei com os médicos da Astana e eles me disseram que um coágulo de sangue pode ter convertido o resultado da análise. Quero saber se esta queda desequilibrou meu organismo”, apontou.

“É uma pena deixar o Tour de France desta forma, mas não quero perder tempo juntando provas sobre minha inocência, quero que expliquem para as pessoas que isso se trata de um engano”, falou Vinokourov, que deve ser reunir com um hematólogo para se defender destas acusações.

O ciclista ainda falou que especularam que o sangue que ele teria recebido viera de seu pai, entretanto, Vino ironizou os boatos. “Ouvi esse absurdo em uma rádio. Se tivesse feito isso, seria pego no doping por vodca”, encerrou.