"Tenho um ciclista para me preocupar", diz Andy

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Tadeu Matsunaga

O luxemburguês Andy Schleck, da equipe Saxo Bank, assumiu a liderança do Tour de France após o encerramento da 9ª etapa – um percurso de 204.5 km entre Morzine-Avoriaz – Saint-Jean-de-Maurienne.

Schleck protagonizou um duelo particular com seu grande rival; o espanhol Alberto Contador, mas conseguiu administrar a vantagem de 40 segundos em relação ao bicampeão do Tour, e vestiu pela primeira vez a tão desejada camisa amarela.

“Foi um dia ruim para Evans, mas não para mim. Foi uma boa etapa: dura no começo, mas gosto disso. Os ciclistas atacaram o tempo todo, foi uma verdadeira batalha. Vino atacou, Kloden e outros também atacaram, e nos obrigaram a responder. Tínhamos Jens Voig (Saxo Bank) à frente. Ele fez um trabalho incrível, nem sei como agradecê-lo”, festejou Andy.

“Outro dia observei a camisa amarela e disse: eu a quero. Agora que tenho, preciso defendê-la da melhor maneira possível”, ressaltou o ciclista, que depositou muita confiança em sua equipe. “Temos um bom time e estou feliz com meus companheiros. É um sonho que se tornou realidade, e todos apostavam em mim. Espero saborear da melhor maneira possível.”

Andy Schleck reconheceu a força de Contador, que resistiu aos ataques do luxemburguês na subida do Col de la Madaleine. “Ataquei para tentar deixá-lo para trás, mas ele sempre respondia. O importante é que venci uma etapa e tenho 40 segundos sobre Contador; espero manter a liderança. Em relação aos outros, consegui uma boa margem, então devo me preocupar com um único ciclista”, finalizou, referindo-se ao espanhol.